Nas redes sociais, torcedores do Corinthians não parecem confiar no projeto com Mano Menezes, técnico recém-anunciado com contrato até o final de 2025. Apesar do longo vínculo com o novo treinador, parte da torcida pede a contratação do vice-líder do Campeonato Brasileiro, Pedro Caixinha, o português no comando do Red Bull Bragantino.
A equipe de Caixinha chegou ao segundo lugar do Brasileirão após bater o Palmeiras de seu compatriota Abel Ferreira, de virada, no último domingo (1). Inclusive, viralizou um vídeo do técnico do Bragantino correndo atrás do colega para cumprimentá-lo logo depois da ótima vitória, motivo que fez parte dos alvinegros projetarem um Derby Paulista entre os portugueses.
Os corintianos acreditam que o português pode ser o nome para liderar o projeto em 2024 por conta do belo trabalho que tem feito no time do interior paulista, elogiado pelo futebol ofensivo. Um torcedor, porém, afirmou que o técnico precisaria de carta branca da diretoria para poder escolher os rumos do clube de Itaquera. Até surgiu uma arte de Pedro Caixinha com a camisa do Corinthias. Veja alguns dos pedidos dos alvinegros.
Esse caixinha já cabe no Corinthians, se não quiser treinar o time, a lateral esquerda é toda dele, só nesse pique o cara já deu mais raça que o Fábio Santos o ano todo
— 𝐌𝐀𝐃𝐑𝐔𝐆𝐀 ⚓︎ (@lucaszcp12) October 2, 2023
queria o pedro caixinha no corinthians em 2024. ele ou anselmi pra mim seria os ideais em um possível fracasso do mano menezes. pic.twitter.com/SnWYKmX2Dl
— yu (@goldorojas_) October 2, 2023
Tem um futebol agradável, tá trabalhando muito com pouco no Braga e já tem o conhecimento do futebol brasileiro
Uma aposta muito mais confiável e eficaz do que um Anselmi que tanto choram pedindo aqui
Vamos sair de Mano e Tite, o Corinthians precisa olhar pra frente
— biel maria amigo do Rodrigo Garro (@bielomariaa) October 1, 2023
Esse Caixinha é muito bom treinador! Queria muito ele no Corinthians ano que vem…
— Marcos Vinicius (@MarcosV75083852) October 1, 2023
Pedro Caixinha seria o nome do meu projeto para o Corinthians de 2024.
(Torcendo para que o Mano consiga se manter)— Lurian Gabriel (@GabrielLurian) October 1, 2023
https://twitter.com/lucxsccp/status/1708624991762194878
Como eu queria q meu Corinthians tivesse esse Pedro caixinha, literalmente nos nosso últimos 4 anos não teve um treinador ofensivo, todos eram retranqueiros, se ele chegasse aqui acabava com esse espírito de retranca na hora https://t.co/4zPP47y5XK
— ilord fã do cassio (@ilordcassio) October 2, 2023
eu queria… eu queria pedro caixinha no corinthians.
— loren. #foraduilio (@sccplorenzx) October 1, 2023
Pedro Caixinha teve respaldo no Bragantino para continuar projeto
O português encontrou cenários no Red Bull Bragantino complicados de ter nos grandes clubes brasileiros: paciência, respaldo e projeto. Sob comando de Caixinha desde o início da temporada, a equipe de Bragança Paulista caiu na 3ª fase da Copa do Brasil para o modesto Ypiranga-RS, time da terceira divisão do Campeonato Brasileiro, e no Campeonato Paulista parou na sensação Água Santa, vice-campeão para o Palmeiras, mas clube pequeno de Diadema que disputará a Série D em 2024.
Não houve burburinhos sobre uma possível saída de Pedro Caixinha, que manteve o trabalho. Em agosto, uma nova eliminação, dessa vez para o America-MG, em agosto, nas quartas de final da Copa Sul-Americana.
A diretoria confiou no técnico, que agora colhe os frutos e lidera estatísticas ofensivas no Brasileirão. Além da vice-liderança com 44 pontos (seis a menos que o líder Botafogo), o elenco do Bragantino é quem mais finaliza na competição, com incrível média de 16.6 chutes por jogo nas 25 rodadas disputadas (lidera também finalizações no alvo: 5.8 por partida), segundo o SofaScore.
Mas errado está quem pensa que o clube da Red Bull apenas ataca bem. São 13 partidas das 25 disputadas sem sofrer um gol sequer, líder o quesito ao lado do Botafogo. Confira algumas das estatísticas que a equipe de Pedro Caixinha se destaca.
- 6º melhor ataque (35 gols, média de 1,4 gol por jogo);
- 3ª melhor defesa junto do Cruzeiro (22 gols, média de 0,88 gol por jogo);
- 5º time com mais grandes chances de gols criadas (52)*;
- 4ª maior posse de bola (56.7%)*.
*Estatísticas do SofaScore.
Corinthians seria maior desafio da carreira de Caixinha
Aos 52 anos, Caixinha tem longa carreira, iniciando em 1999 no sub-19 do modesto Desportivo de Beja, de Portugal, e na sequência assumindo o profissional do Vasco da Gama, também português. Posteriormente, passou quase sete anos como auxiliar do técnico José Peseiro.
Retornou ao posto de treinador principal em 2011, no UD Leiria, passou pelo CD Nacional (seu último clube português) e teve sua primeira experiência internacional no Santos Laguna, do México, onde ficou três temporadas consecutivas entre 2013 e 2015, conquistando o Apertura e Clausura mexicano, além da Campeón de Campeones.
Na sequência assumiu Al-Gharafa, do Catar, e o Rangers, da Escócia, antes de retornar ao futebol mexicano, no Cruz Azul, clube no qual voltou a ser campeão, dessa vez da extinta Supercopa do México. Pedro Caixinha ainda trabalhou no Al-Shabab, da Arábia Saudita, (novamente) no Santos Laguna e no Talleres, da Argentina, antes de chegar ao Bragantino.
Não há comparação da pressão e do tamanho do Corinthians para as equipes que o português treinou. Se caso tivesse o desafio de comandar o Alvinegro de Itaquera, seria o maior de seus mais de 20 anos na função.