Corinthians busca encerrar impressionante marca negativa na Libertadores; entenda

O Corinthians estreia na noite desta quinta-feira na Copa Libertadores da América. Jogando no Estádio Centenário, em Montevidéu, os comandados de Fernando Lázaro encaram o Liverpool, do Uruguai, clube que pela primeira vez em sua história vai jogar a competição continental. Na temporada passada, o Timão foi eliminado pelo Flamengo, após perder os dois jogos nas oitavas de final, 2 x 0 na Neo Química Arena, e 1 x 0 jogando no Maracanã.

Desde que venceu a Libertadores em 2012, o time Alvinegro não sabe o que é passar das oitavas de final da Libertadores. Em 2013, o Timão foi eliminado pelo Boca Júniors, em episódio polêmico envolvendo o árbitro Carlos Amarilla, em 2015, perdeu para o Guaraní do Paraguai, em 2016, saiu para o Nacional, do Uruguai, em 2018, saiu para o Colo-Colo, do Chile, em 2019, ficou na pré-Libertadores contra o mesmo Guaraní, e na temporada passada, perdeu para o Rubro Negro carioca.

Com a eliminação para o Ituano nas quartas de final do Paulistão, o Corinthians quer começar bem a Libertadores, para ficar em paz com seu torcedor, e almejar coisas maiores na temporada. A estreia é fora de casa, e o desempenho do time nos últimos tempos, longe de Itaquera, não é nada animador e também preocupa a Fiel torcida.

O primeiro jogo do time em 2023 foi fora de casa, diante do RB Bragantino no Campeonato Paulista, e o Timão foi derrotado pelo placar de 1 x 0, em seis jogos longe dos seus domínios, o Alvinegro conquistou somente uma vitória, no clássico contra o São Paulo, no Morumbi, pelo placar de 2 x 1.

Nas demais partidas longe da Neo Química Arena, o Corinthians conquistou dois empates e sofreu três derrotas. Na temporada passada, o time sofreu deste mesmo problema. Em 36 jogos fora de casa, o Timão conquistou nove vitórias, empatou 14 vezes e perdeu outras 13.

Corinthians tem retorno importante para a estreia do time na Libertadores

Para melhorar o desempenho do time em jogos longe de São Paulo, e estrear bem na Libertadores, o técnico Fernando Lázaro vai contar com a volta de Renato Augusto ao time titular, e poderá promover a estreia do jovem Chrystian Barletta, destaque do São Bernardo no Paulistão e que foi contratado logo após o fim da participação do Bernô no estadual.

Apesar do retorno de um dos melhores jogadores do time, o Corinthians vai à campo no Uruguai com algumas baixas, casos dos zagueiros Bruno Méndez, que está suspenso, e Caetano (com uma lesão na coxa), e o atacante Júnior Moraes, que está em fase de transição física.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.