O Flamengo ficou no empate em 1 x 1 contra o Racing, na Argentina, pela 3ª rodada do Grupo A da Copa Libertadores. Apesar do jogo movimentado, intenso e emocionante, foi um acontecimento fora das quatro linhas que acabou roubando a cena no embate entre as equipes. Após a partida, imagens de alguns torcedores do clube argentino cometendo atos racistas contra rubro-negros circularam nas redes sociais. Para apurar os fatos, a Conmebol vai abrir um expediente disciplinar.
Segundo informações apuradas pelo jornal ‘O Globo' espera-se que em até 48 horas após o fato ocorrido haja uma decisão por parte da entidade sul-americana. Por certo, o processo será transferido ao Racing, e posteriormente à resposta do clube argentino ocorrerá a solução do caso. Vale destacar que a multa mínima para atos racistas nos estádios passou a ser de 100 mil dólares (aproximadamente R$ 500 mil na cotação atual), quantia que pode aumentar dependendo da gravidade da situação ou de reincidência.
Rafael Carneiro, hincha del Flamengo, filmó repudiables gestos racistas en el Cilindro 👎❌ pic.twitter.com/y7iLBoVNu6
— Diario Olé (@DiarioOle) May 5, 2023
Racing x Flamengo – Caso de racismo no El Cilindro
Rafael Carneiro, torcedor do Flamengo, foi o responsável por registrar as imagens através de seu aparelho celular. No vídeo, é possível ver adeptos do Racing direcionando gestos e mímicas características de macaco aos rubro-negros presentes na arquibancada visitante do El Cilindro. Em entrevista ao jornal O Globo, Rafael relatou a inércia dos policiais presentes no estádio.
“Mostrei para os policiais e eles falaram que não podiam fazer nada. Eu disse que sou residente argentino e que queria que algo fosse feito. Falaram ‘então vá na delegacia, mas saia do estádio”, disse Rafael, que nesta sexta-feira (5) realizou boletim de ocorrência em Buenos Aires.
Como se não bastasse o absurdo caso de racismo sofrido, a torcida do Flamengo ainda saiu do estádio insatisfeita com o time. Depois de abrir o placar com Gabigol no último lance do 1º tempo, a equipe rubro-negra sofreu o empate na etapa complementar, levou um ponto na bagagem de volta para o Rio de Janeiro e se manteve na vice-liderança do Grupo A da Libertadores, atrás justamente do Racing.