Apesar do Brasil ser o país do futebol, território que revela grandes atletas a cada campinho de terra, os jogadores estrangeiros tornaram-se peças essenciais nos clubes grandes e médios. Alguns até são os grandes destaques das equipes, caso de Germán Cano, no Fluminense, e Giorgian de Arrascaeta, no Flamengo. Confira nesse texto especial do Futebol na Veia, todos os gringos do Brasileirão Série A 2023.
Gringos do Brasileirão Série A 2023
América-MG
Martín Benitez – com passagens por Vasco, São Paulo e Grêmio, o meia argentino chegou ao time mineiro em 2022 e tem sido peça importante no elenco, auxiliando o Coelho nas jogadas de criação no ataque.
Emanuel Martinez – alternando banco e titularidade, o argentino de 28 anos chegou no meio de 2022 vindo do Barcelona, do Equador.
Gonzalo Mastriani – assim como Martinez, o uruguaio era do Barcelona de Guayaquil e atua como atacante.
Aloísio – os oito anos no futebol chinês transformaram Aloísio, também conhecido como “Boi Bandido” no Brasil, em Luo Guofu, nome do centroavante desde que se naturalizou no país asiático. O atacante, tem sido um dos destaques no ataque do Coelho.
Athletico-PR
Bryan García – jovem de 22 anos, o atacante veio do Independiente del Valle, do Equador, uma das melhores bases da América do Sul.
David Terans – vindo do Atlético-MG, o meia uruguaio vingou mesmo no Furacão e é um dos jogadores mais técnicos do clube.
Agustín Canobbio – na época a contratação mais cara da história do Athletico por R$ 15,2 milhões, o uruguaio ainda não se firmou no clube.
Tomás Cuello – a promessa argentina saiu da base do Atlético Tucuman, da Argentina, passou um período emprestado ao Bragantino e foi contratado pelo time paranaense em 2022.
Luciano Arriagada – recém chegado, o atacante chileno ainda busca mais oportunidades no Furacão.
Atlético-MG
Cristian Pavón – eterno sonho do futebol brasileiro, o atacante argentino fechou com o Galo em 2022 após passar pelo futebol dos Estados Unidos.
Eduardo Vargas – ex-Grêmio e com boa passagem pelo futebol europeu, o chileno foi peça importante nos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021.
Matías Zaracho – atualmente um dos jogadores mais técnicos do clube, o argentino chegou com 23 anos e uma das principais promessas do futebol da Argentina.
Renzo Saravia – vindo do Botafogo e com história no Internacional, o lateral-direito chegou sem custos nesse ano.
Maurício Lemos – o experiente uruguaio veio junto de Saravia. O zagueiro estava no futebol turco.
Rodrigo Battaglia – pousou no Brasil em abril de 2023 e estreou com gol na vitória sob o Brasil de Pelotas-RS pela Copa do Brasil.
Bahia
Lucas Mugni – tratado como uma promessa argentina na última década, o meia não brilhou no Flamengo e ainda teve passagem no Sport.
Nicolás Acevedo – por ser de outro clube do Grupo City, o New York City, dos Estados Unidos, o volante teve o caminho facilitado para chegar ao Tricolor em 2023.
Jhoanner Chávez – o ala esquerdo é a maior contratação da história do Bahia, veio do Indepediente del Valle por R$ 18,2 milhões.
Cicinho – com quase oito anos no futebol da Bulgária, defendeu o país europeu em sete oportunidades, apesar de nascido em Belém, no Pará.
Botafogo
Gatito Fernández – filho de Roberto “Gato” Fernández, o paraguaio está no Botafogo desde 2017.
Joel Carli – o experiente zagueiro chegou ao Fogão em 2016, vindo do Quilmes, da Argentina. Nesse período passou uma temporada emprestado ao Aldosivi, também de seu país natal.
Victor Cuesta – emprestado pelo Internacional até o fim de 2023, o zagueiro é titular no clube e um dos xerifes da zaga botafoguense.
Luis Segovia – outro atleta vindo do Independiente del Valle, o equatoriano chegou para essa temporada.
Jacob Montes – pela relação do dono do Glorioso, John Textor, também proprietário do Crystal Palace, o americano está no clube desde 2022.
Matías Segovia – chegou ao Fogão em 2023 do Guaraní, do Paraguaí.
Leonel Di Placido – cedido pelo Lanús por empréstimo até o término dessa temporada, o defensor tem 29 anos e tem sido titular na equipe comandada por Luis Castro.
Diego Hernández – o uruguaio de 24 anos veio de transferência do Wanderes no final de maio de 2023 e ainda não entrou em campo com a camisa do Fogão.
Corinthians
Rafael Ramos – português vindo do Santa Clara, o lateral não tinha tido sequência no clube, mas tem jogado algumas partidas.
Bruno Méndez – zagueiro uruguaio tem contrato até o fim de 2023 com o Timão e já foi emprestado para o Internacional.
Fausto Vera – vindo a peso de ouro, o argentino é o principal volante do elenco.
Victor Cantillo – colombiano teve grande expectativa quando chegou em 2020, porém ainda não rendeu o que se esperava.
Ángel Romero – jogador de história no Corinthians, campeão estadual e brasileiro, mas que desde que retornou neste ano não retomou o futebol de dedicação que tinha. Chegou a ser escalado em alguns jogos, porém, ainda segue deixando à desejar.
Fabián Balbuena – assim como Romero, fez parte de campanhas campeãs, porém não conseguiu ter o mesmo nível de antes. Empréstimo finaliza na metade de 2023. A direção do Corinthians já informou ao jogador que o vínculo não será renovado, deixando o jogador livre para encontrar outro clube.
Junior Moraes – nascido em Santos, é naturalizado ucraniano e viveu o drama da invasão russa no território europeu. Até o momento conviveu com diversas lesões no Corinthians.
Coritiba
Jhon Chancellor – venezuelano estava no futebol polonês antes de chegar ao Coxa em junho de 2022.
Benjamín Kuscevic – vindo do Palmeiras, o chileno tornou-se titular na equipe.
Marcelino Moreno – promessa do futebol argentino, não rendeu no Atlanta United, dos Estados Unidos, e fechou com o Coritiba para 2023.
Jesús Trindade – o Pachuca, do México, cedeu o volante uruguaio por empréstimo até o final do ano.
Juan Díaz – o colombiano foi emprestado para o Londrina no início de 2023 e já retornou para o Coritiba, em abril, mas ainda não participou de jogos.
Cruzeiro
Sem nenhum jogador estrangeiro inscrito até o momento.
Cuiabá
Pablo Ceppelini – o uruguaio estava sem clube desde agosto de 2022, quando deixou o Cruz Azul, do México, antes de fechar com o Dourado para 2023.
Isidro Pitta – com um bom 2022 pelo Juventude, o atacante paraguaio chegou ao Cuiabá para o ano seguinte.
Nicolás Quagliata – vindo por empréstimo do PAOK, da Grécia, até o fim do ano, o jovem uruguaio atua como ponta pela esquerda e meia.
Flamengo
Guillermo Varela – fechado em 2023, o lateral-direito tem tido oportunidades na lateral.
Arturo Vidal – campeão em todo lugar que passou, o volante de 35 anos fechou com o Mengão em agosto de 2022 com muita expectativa. Entretanto, não tem rendido o esperado, embora tenha oportunidades.
Erick Pulgar – cercado de polêmicas anteriores, o chileno veio com seu compatriota Vidal, o jogador tem tido sequência na equipe titular e tem ido bem.
Giorgian de Arrascaeta – um dos principais estrangeiros em atuação no Brasil nos últimos anos, o meia uruguaio conquistou quase tudo no time carioca: Libertadores, Brasileiro, Estadual, Copa do Brasil, dentre outros. Ficou de fora dos gramados após lesão, agora tem retornado aos poucos e precisa de sequência para retomar as boas atuações.
Fluminense
Germán Cano – segundo maior artilheiro do Flu no século e autor de 44 gols em 2022, o atacante argentino veio do Vasco no começo do ano passado e é o destaque do ataque do Tricolor das Laranjeiras.
Jhon Arias – colombiano chegou em agosto de 2021 ao clube sem tantos holofotes, mas tornou-se peça-chave ao atuar na ponta direita, sendo titular absoluto.
Alan – de Barbosa, interior de São Paulo, o atacante naturalizado chinês foi campeão brasileiro com o Tricolor ainda em 2010 e retornou 12 anos depois.
Fortaleza
Brayan Ceballos – ainda com poucas oportunidades, o jovem zagueiro colombiano assinou com o Leão no início de 2022.
Emanuel Brítez – vindo a pedido do técnico Juan Pablo Vojvoda, o lateral que pode jogar de zagueiro é importante no esquema do time.
Tomás Pochettino – com passagens por Boca Juniors, Defensa y Justicia, Talleres, todos da Argentina, além do Austin, dos Estados Unidos, o volante chegou e já virou importante nome no elenco.
Juan Martín Lucero – artilheiro e campeão do Campeonato Chileno em 2022, o argentino tomou conta do comando de ataque do Fortaleza.
Silvio Romero – reserva do compatriota Lucero, o experiente jogador segue na equipe até o fim de 2023, pois está emprestado pelo Independiente, da Argentina.
Goiás
Julián Palacios – o San Lorenzo, da Argentina, emprestou o jovem ao Esmeraldino até o término dessa temporada.
Grêmio
Wálter Kannemann – há quase sete anos no Grêmio, fez dupla história ao lado de Pedro Geromel, levando Libertadores, Copa do Brasil e diversos estaduais.
Mathias Villasanti – desde 2021 no clube, atuou em boa parte na campanha da Série B no ano passado e iniciou 2023 como titular.
Felipe Carballo – o uruguaio veio do gigante Nacional para essa temporada e tem aparecido como volante.
Franco Cristaldo – vindo do Huracán, da Argentina, o meia chegou com o status de vice-artilheiro do Campeonato Argentino (14 tentos) e o quinto maior assistente (cinco).
Luís Suárez – quinto maior artilheiro em atividade no futebol mundial com 539 gols, o centroavante uruguaio dispensa apresentações por sua carreira na Europa.
Internacional
Fabricio Bustos – lateral direito com passagens pela Seleção Argentina está no Colorado desde o início do ano passado.
Gabriel Mercado – experiente zagueiro que também já atuou pelas alas conquistou a titularidade na equipe rapidamente.
Carlos de Pena – um dos destaques do time em 2022, o uruguaio atua como segundo volante e traz importante apoio ofensivo.
Johnny – nascido nos Estados Unidos, o volante é formado na base do time gaúcho e já foi convocado para Seleção Norte-Americana.
Charles Aránguiz – desde a grande passagem do volante chileno entre 2014 e 2015, o torcedor esperou o momento que ele voltasse, e aconteceu neste ano.
Nico Hernández – o jogador colombiano foi transferido do Athletico-PR para o Inter e após diversos duelos no banco,o jogador fez um gol e uma assistência nos últimos dois meses.
Palmeiras
Gustavo Gómez – um dos principais nomes do atual Palmeiras vencedor de tudo, o zagueiro paraguaio é o capitão e titular incontestável no clube.
Joaquín Piquerez – vindo para substituir seu compatriota, o uruguaio Matias Viña, o lateral-esquerdo Piquerez tomou a titularidade no Verdão como zagueiro ou ala e não largou mais.
Eduard Atuesta – destaque no futebol dos Estados Unidos, o volante colombiano ainda não conseguiu se encontrar desde que chegou ao Palmeiras no início de 2022. Além disso, o atleta se lesionou e está fora dos gramados.
José Flaco López – jovem argentino de 22 anos, chegou na metade do ano passado e demorou a se adaptar. Porém, com mais chances dadas por Abel em 2023, tem balançado as redes e evoluído nas partidas que atua.
Richard Ríos – vindo do Guarani após bom Paulistão em 2023, o colombiano é opção para segundo volante. Entretanto, tem se destacado com as boas atuações, na última partida que esteve em campo, marcou um belo gol, no “estilo futsal”.
Red Bull Bragantino
Thiago Borbas – atacante promessa do futebol uruguaio que chegou ao clube de Bragança Paulista em 2023.
Kevin Lomónaco – investigado por suspeita de manipulação de resultados no último Brasileirão, o zagueiro argentino chegou em abril de 2022.
Andrés Hurtado – base do Independiente del Valle, o lateral-direto equatoriano tem apenas 21 anos e é um dos jogadores de destaque do Massa Bruta.
Léo Realpe – compatriota de Hurtado e vindo do mesmo clube, Realpe é zagueiro e fechou com o time da Red Bull em 2020.
Ignacio Laquintana – contratado junto ao Peñarol, do Uruguai, o jogador de 24 anos atua como ponta pela direita.
Henry Mosquera – ex-jogador do Envigado, da Colômbia, o ponta esquerda é outro reforço do Bragantino para 2023.
São Paulo
Robert Arboleda – transferido para o São Paulo ainda em 2018, é o principal zagueiro do time desde que chegou e titular na Seleção Equatoriana.
Jhegson Méndez – companheiro de Arboleda na seleção e atleta de Copa do Mundo, o volante foi contratado para 2023 e rapidamente tornou-se titular.
Nahuel Ferraresi – zagueiro venezuelano do Grupo City está lesionado e o contrato de empréstimo encerra no meio do ano.
Giuliano Galoppo – meia contratado a peso de ouro do Banfield, da Argentina, brilhou no início de 2023, mas teve uma grave lesão no joelho.
Jonathan Calleri – atacante argetino brilhou em uma curta passagem em 2016, retornou para 2021 e virou a principal referência técnica da equipe, autor de 27 gols no ano passado.
Alan Franco – contratado do Atlanta United, dos Estados Unidos, o zagueiro argentino vem se destacando por sua saída de bola nesse 2023, apesar de dificuldades na adaptação.
Gabriel Neves – vindo a pedido de Hernán Crespo, técnico da equipe em 2021, o volante uruguaio teve algumas lesões e ainda não conseguiu engatar uma sequência muito grande, mas é um jogador que tem feito bons jogos quando atua.
Luis Orejuela – emprestado duas vezes, para Grêmio e Athletico-PR, o lateral-direito colombiano nunca mostrou a que veio e chegou a ser vaiado pela torcida em alguns momentos.
Michel Araújo – à disposição do São Paulo até o fim de 2023, emprestado pelo Fluminense, entrou bem nos jogos iniciais, ainda sob comando de Rogério Ceni.
João Moreira – mesmo sendo da base de Cotia e nascido em São Paulo, o lateral-direito tem nacionalidade portuguesa e é convocado para seleção sub-18 de Portugal.
Marcos Paulo – português, o jogador estava de empréstimo para o espanhol Mirándes, sendo originário do Atlético de Madrid, que o venceu para o Tricolor Paulista no final do ano passado.
Alan Franco – o argentino foi transferido do Atlanta United, time da liga estadunidense de futebol.
Santos
Miguelito – Menino da Vila, o ponta de apenas 18 anos é boliviano e já defendeu a seleção de seu país.
Rodrigo Fernández – inicialmente por empréstimo e depois contratado em definitivo junto ao Guaraní, do Paraguai, o volante é o famoso “camisa cinco” e tem forte poderio defensivo.
Daniel Ruiz – joia do futebol colombiano, ainda não teve continuidade no Peixe em 2023. Está emprestado pelo Millonarios, da Colômbia, até o final do ano.
Stiven Mendoza – também chamado de “Speedy” Mendoza por sua velocidade, já passou por Corinthians, Bahia e Ceará no futebol brasileiro, o jogador é importante no ataque do Alvinegro.
Gabriel Carabajal – perto de fechar com o Vasco, o meia chegou do Argentinos Juniors, de seu país natal, mas nunca se firmou com a camisa do time praiano.
Yeferson Soteldo – o meio campo foi transferido do mexicano Tigres em agosto de 2022, com um bom começo e forte atuação desde o começo dos trabalhos no Alvinegro.
Vasco
Manuel Capasso – investimento da nova SAF do Gigante da Colina, o zagueiro ainda busca se adaptar ao futebol brasileiro.
Puma Rodríguez – o lateral-direito conhecido como “Pumita” se firmou como titular e marcou um golaço contra o maior rival, o Flamengo.
Matías Galarza – paraguaio de apenas 21 anos, passou 2022 emprestado ao Coritiba para ganhar maior “rodagem”.
Luca Orellano – uma das principais peças contratadas para 2023, o ponta direita possui apenas 23 anos e grande margem para evoluir.
Gabriel Carabajal – o jogador argentino foi para o Vasco por conta de um empréstimo entre o time carioca e o paulista Santos, no final de abril deste ano.