A temporada do Flamengo não é das melhores. Vice-campeão de praticamente tudo o que disputou em 2023, a diretoria do clube optou pela saída de Vítor Pereira do cargo de treinador, e foi buscar na Espanha, uma possível solução para o time tentar engrenar e fazer bonito em 2023, assim como foi no ano passado, quando conquistou a Libertadores, e também a Copa do Brasil. O plano A da diretoria era ter o retorno de Jorge Jesus, atualmente no Fenerbahçe, da Turquia, mas o clube não teria como esperar o vínculo do português terminar junto ao time turco, por isso, trouxe de volta Jorge Sampaoli, técnico que trabalhou no Santos em 2019, e no Atlético Mineiro em 2021.
Porém, mesmo com a vinda do badalado treinador, e com a expectativa lá no alto por bons resultados, o trabalho feito até o momento não agrada, nem a diretoria do clube, muito menos o torcedor, que após mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, diante do Botafogo, pelo placar de 3 x 2 no último domingo (30), não poupou críticas ao time, e ao técnico. Na opinião de boa parte da Nação Rubro Negra, as substituições feitas por Sampaoli não são corretas e prejudicam o time em determinados momentos do jogo. Outro ponto criticado pelo torcedor é a atuação de alguns jogadores, como Gabigol, que perdeu inúmeras oportunidades claras de marcar diante do Glorioso.
Em contrapartida, Sampaoli e sua comissão técnica teriam a missão de identificar rapidamente qual seria o principal problema do time para não engrenar, mesmo com um grupo tão qualificado de jogadores no elenco. Em menos de um mês de trabalho, a desconcentração em momentos do jogo foi apontado como principal vilão do time Rubro Negro, na luta por algum título, e principalmente, um futebol mais competitivo em campo. Segundo o treinador, foram feitos diversos avisos sobre este tipo de situação, que tem sido crucial para alguns resultados ruins do time.
No jogo contra o Internacional, válido pela 2ª rodada do Brasileirão, os dois gols sofridos pelo Flamengo, que saiu na frente do marcador com um gol de Gérson, foram em saídas de lateral no início da jogada, o que chamou à atenção. O tema foi debatido internamente, mas dois jogos depois, mesmo com um jogador a mais em campo, o Mengão sofreu um gol da mesma forma. Após a partida contra o Botafogo, o treinador declarou publicamente sobre como a falta de atenção tem prejudicado o grupo em campo, e que a única forma de melhorar este aspecto, e trabalhando, principalmente o lado psicológico dos atletas.
“Foram três vezes (jogadas que começaram pela lateral). Duas vezes contra Internacional e outra contra o Botafogo. Como reverter? Trabalhar. O time está muito apurado para fazer gol, mas desconcentra em muitos momentos do jogo. Assim como foi com o Inter”, afirmou o comandante do Flamengo.
https://twitter.com/futebol_info/status/1653397289052827648
Treinador do Flamengo cobra equilíbrio
Outro ponto muito cobrado pro Sampaoli desde que chegou ao Flamengo é a contundência. Ser efetivo nas conclusões ao gol, mas também eficiente e competitivo na hora de recuperar a posse de bola ou se defender. O argentino cobra muita intensidade e entrega dos jogadores em campo, e motiva o elenco para que sempre entreguem mais daquilo que podem. Além disso, o treinador é obcecado para que seu time sempre busque marcar gols a todo o momento, prova disso foi a postura do time em campo na vitória do Rubro-negro diante do Maringá na 3ª fase da Copa do Brasil.