Flamengo x Botafogo – Resultado, destaques e reação

Em um jogo emocionante, o Botafogo venceu o clássico diante do Flamengo pelo placar de 3 x 2, e manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro. Agora, os comandados do técnico português Luís Castro, assumem a liderança da competição com nove pontos ganhos. Tiquinho Soares, duas vezes e Danilo Barbosa marcaram os gols do Alvinegro, que quebraram um tabu de dez anos do Fogão sem vencer o Rubro-Negro pelo Brasileirão, enquanto que Léo Pereira, viveu uma noite de zagueiro artilheiro e fez os dois gols do Mengão.

Assista aos melhores momentos de Botafogo x Flamengo

1º tempo: Fogão avassalador abre dois gols de vantagem

Foi um primeiro tempo muito movimentado no Maracanã, aos amantes do bom futebol, o que não faltaram foram boas chances de gol criadas pelos dois times. Mas, o Botafogo foi mais eficiente em campo, e aproveitou melhor as oportunidades que criou. Por conta da ausência de Gérson, que sentiu minutos antes da bola rolar, o Flamengo esteve um tanto desorganizado, e apesar de ter conseguido pressionar o adversário em alguns momentos, obrigando o goleiro Lucas Perri, que foi um dos destaques em campo, a fazer grandes defesas, inclusive acertando a trave com Vidal, na fase defensiva, sofria com as investidas de Tche Tchê, e Tiquinho Soares, que estava em dia inspirado.

Após boa jogada pelo lado esquerdo, aos 27′, a árbitra Edna Alves Batista marcou pênalti de Wesley em Victor Sá, na cobrança, Tiquinho Soares deslocou o goleiro Santos e fez a alegria do torcedor do Glorioso, abrindo o marcado no estádio do Maracanã. Aos 34′, o Alvinegro quase ampliou com o mesmo Tiquinho, que roubou a bola na intermediária ofensiva, e aproveitou que o goleiro do Mengão estava fora da meta para tentar fazer um gol de placa, e por muito pouco a bola não entrou. No minuto seguinte, foi a vez do Flamengo responder com Gabigol, que recebeu passe de Wesley, dominou e mandou um chute forte de perna esquerda, que fez a bola passar à esquerda da meta de Lucas Perri.

O Flamengo pressionava em busca do empate ainda no primeiro tempo, e aos 36′ teve mais uma boa chance com Pedro, que cabeceou firme após cruzamento de Léo Pereira, e que obrigou o goleiro do Botafogo a fazer mais uma grande intervenção na partida. No final do primeiro tempo, o Botafogo conseguiu sair da pressão do Mengão, e com Tiquinho Soares criou uma boa chance após chute de fora da área do atacante, que obrigou o goleiro Santos a fazer boa defesa. Na sequência do lance, Danilo Barbosa subiu mais que toda a zaga flamenguista e sozinho, tocou de cabeça para ampliar o marcador para o Botafogo e fechar o primeiro tempo em 2 x 0 para o Glorioso.

2º tempo: emoção, expulsões, e goleiro fechando o gol

O Flamengo veio para cima no segundo tempo para tentar diminuir o marcador o quanto antes. Com menos de um minuto, Éverton Ribeiro deu passe excelente para Gabigol, que não aproveitou a chance e chutou a bola sem força, para defesa tranquila de Lucas Perri. Aos 4′ a torcida Rubro Negra foi à loucura com a expulsão do lateral-diteiro Rafael, após entrada dura, de sola em Éverton Cebolinha. Com um jogador a mais , o Mengão se lançou de vez ao ataque, e quase diminuiu o marcador com o Cebolinha, que rabiscou pela ponta esquerda, trouxe para a perna direita, e mandou um tiro certo, Lucas Perri se esticou todo para operar um milagre, salvando a meta botafoguense.

O jogo continuava nervoso, e muito tenso em campo, aos 11′ Luís Castro, técnico do Botafogo acabou expulso de campo por reclamação, e no minuto seguinte, o Flamengo chegou ao seu primeiro gol no jogo. Após cruzamento da direita, Léo Pereira, pegou de primeira e não chances para Lucas Perri. O gol fez explodir o torcedor do Mengão no estádio, e deu um ânimo a mais para o time de Jorge Sampaoli, que continuava a criar oportunidades, porém, não era efetivo nas conclusões das jogadas.

Exposto para tentar o gol de empate, e perdendo muitas chances, o Botafogo começou a aproveitar os espaços defensivos cedidos pelo Rubro Negro, e quase ampliou o marcandor aos 24′. Luís Henrique saiu na cara de Santos, e bateu de perna esquerda, mas o arqueiro do Flamengo fez a defesa, no rebote da jogada, Marlon freitas chutou, de dentro da pequena área, mas a bola carimbou a defesa do Fla.

Mas no minuto seguinte não teve jeito, após jogada espetacular de Tche Tchê pela ponta direita, o meia rolou para trás para chegada de Tiquinho Soares, o atacante bateu de primeira, no contrapé de Santos para anotar o seu segundo gol no jogo, o terceiro do Fogão. Valente em campo, o Mengçao não desistiu, continuava a perder chances e a consagrar o goleiro Lucas Perri, mas de tanto insistir, foi premiado com mais um gol de Léo Pereira, que após cobrança de escanteio, aos 40′ minutos, marcou o segundo gol do Flamengo, mas não foi o suficiente para empatar, apesar de toda a luta no fim da partida.

Flamengo x Botafogo – E agora?

Os dois times voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo (9). O Mengão enfrenta o Athletico Paranaense, às 16h (horário de Brasília), na Arena da Baixada, e o Fogão vai receber o Atlético Mineiro, às 18h30 (horário de Brasília) no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. No meio da semana, ambos os clubes terão compromissos internacionais.

O Botafogo, pela Copa Sul-Americana vai enfrentar a LDU, e o Flamengo, joga contra o Racing, na Argentina, pela Copa Libertadores, ambos os jogos acontecem na próxima quinta-feira (4).

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.