Comentarista alfineta Sampaoli, e faz comparação, com Luxemburgo

Em um jogão de bola realizado no último domingo no estádio do Maracanã, o Flamengo foi derrotado pelo Botafogo pelo placar de 3 x 2. Tiquinho Soares foi o nome do jogo marcando dois gols em favor do Glorioso, que é o líder do Campeonato Brasileiro, com 100% de aproveitamento na competição até o momento. Já o Mengão, que sob o comando do argentino Jorge Sampaoli, ainda não venceu no Brasileirão, conheceu sua segunda derrota seguida no campeonato nacional, e saiu de campo sob vaias do torcedor, que não ficou nada satisfeito com o rendimento do time em campo, e também com as escolhas feitas pelo treinador.

Uma das substituições mais contestadas pelo torcedor Rubro Negro foi a entrada de Everton Ribeiro no lugar de Ayrton Lucas, não pela substituição em si, afinal, o meia foi um dos melhores jogadores do Flamengo no segundo tempo, dando várias assistências para Gabigol, que assim como Pedro, não estava em um dia inspirado. Na realidade, o ala esquerdo do Mengão era uma das principais válvulas de escape do time, e mesmo com a derrota parcial no primeiro tempo, foi o melhor jogador do time.

Mesmo assim, Sampaoli entendeu que era o momento de tirá-lo, porém, o time da Gávea, mesmo que tivesse criado boas chances para empatar o jogo, forçava muito suas jogadas pelo meio, e facilitava a marcação do Glorioso, que mesmo com um a menos em campo após a expulsão de Rafael, aos 6′ do segundo tempo, conseguiu assegurar a invencibilidade na competição, e a liderança do campeonato.

A escolha do treinador argentino foi debatida no programa Resenha da Rodada no canal Star+, e o ex-jogador da seleção brasileira, e agora comentarista, Luís Fabiano, chegou a alfinetar a alteração, comparando a tomada de decisão de Sampaoli à Vanderlei Luxemburgo, recém-chegado ao Corinthians, e que na opinião do ex-jogador, jamais faria a mesma alteração de tirar Ayrton Lucas, que estava bem no jogo, e é um dos melhores laterais do Brasil na atualidade, para colocar mais um meia.

“É por essas e por outras que eu amo cada vez mais o Luxemburgo. Ele jamais faria uma alteração como essa. Luxemburgo aproveitaria muito melhor aquilo que o jogador tem a oferecer, e nunca o colocaria em outra posição para favorecer um esquema”, disse Luís Fabiano.

Flamengo encara algoz de 2020 na Libertadores

Passado o clássico pelo Campeonato Brasileiro, chegou o momento do Flamengo pensar na disputa da Libertadores. O próximo compromisso do Mengão será contra o Racing, da Argentina, no estádio El Cilindro de Alvellaneda, em jogo válido pela 3ª rodada da fase de grupos da competição. O Rubro Negro vem de vitória contra o Ñublense, do Chile, na rodada anterior, e segue na cola o próprio time argentino, que lidera a chave com seis pontos ganhos. A bola rola nesta quinta-feira (2), às 19h (horário de Brasília).

Os dois times se encontraram pela última vez em 2020. Nas oitavas de final da própria Libertadores. Treinado por Rogério Ceni, o time do Flamengo perdeu o primeiro jogo da eliminatória por 1 x 0, mas venceu pelo mesmo resultado na volta, sendo que a decisão foi para as penalidades máximas. Nas cobranças, os argentinos levaram a melhor e eliminaram o Mengão, que posteriormente seria campeão brasileiro naquele ano.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.