Copa do Mundo Feminina: nova estrela e torcida empurram Colômbia em vitória

Colombianas mandam no jogo e vencem estreia na Copa do Mundo Feminina, com destaque para prodígio que atua no Real Madrid

Parecia Bogotá, Barranquilla ou Medellín, mas era Sydney, na Austrália. Com um grande apoio da torcida no Allianz Stadium durante a virada da segunda-feira (24) para a terça-feira (25), a Colômbia estreou na Copa do Mundo Feminina vencendo a Coreia do Sul por 2 a 0.

O jogo foi marcado pela estreia de um dos grandes novos nomes do futebol feminino em Mundiais, um show da torcida colombiana nas arquibancas, mais uma meta batida pela seleção sul-americana e um recorde do lado das asiáticas.

co
24/07/23 - 23:00

Finalizado

2

-

0

kr

Colômbia (F) - Coreia do Sul (F)

Women's Copa do Mundo - Sydney Football Stadium

1° Turno

A estreia da nova estrela do futebol mundial

Se o leitor não conhecia Linda Caicedo, ele recebeu um belo cartão de visitas na estreia da jovem de 18 anos na Copa do Mundo Feminina. Após fazer seu primeiro jogo como profissional aos 14 anos, Caicedo já tem uma carreira impressionante em apenas quatro anos.

A atacante foi campeã colombiana em duas oportunidades (2019 e 2021) e foi artilheira da Libertadores de 2021 antes de fazer história com a camisa da seleção em 2022, jogando por três categorias diferentes (sub-17, sub-20 e profissional) no mesmo ano. Em julho, ela ajudou a equipe profissional a ficar com o vice-campeonato da Copa América, perdendo apenas para o Brasil, e foi eleita a melhor jogadora do torneio. Quatro meses depois, ela comandou a equipe sub-17 ao segundo lugar da Copa do Mundo da categoria, ficando com a bola de prata como segunda melhor jogadora e a chuteira de bronze como uma das artilheiras da competição.

2023 começou com uma transferência para o Real Madrid e continua com a estreia na Copa do Mundo, em que ela foi um dos grandes destaques. Ainda no primeiro tempo, ela fez seu primeiro gol no torneio com um chute de fora da área (e uma contribuição da goleira sul-coreana Yoon Young-Geul).

Mais um show da torcida sul-americana

Se na madrugada e na manhã de segunda-feira, as torcidas de Argentina e Brasil deram shows nas estreias de suas seleções na Copa do Mundo Feminina, os colombianos não ficaram para trás. Mesmo do outro lado do mundo, o estádio em Sydney esteve tomado de camisas amarelas.

Antes mesmo do início do jogo, um momento extremamente emocionante veio durante a execução do hino colombiano. As jogadoras cantaram a todos os pulmões e foram bem acompanhadas pelos torcedores presentes em um estádio que mais parecia estar em Barranquilla ou Bogotá do que na Austrália.

Vitória cria nova marca para a Colômbia

Com o triunfo sobre a Coreia do Sul, a Colômbia se tornou apenas a segunda seleção sul-americana a vencer mais de um jogo na história da Copa do Mundo Feminina, com o Brasil (21 vitórias em 34 partidas jogadas, incluindo a estreia em 2023) finalmente ganhando companhia.

A primeira vitória das colombianas aconteceu na edição de 2015, no Canadá. Na oportunidade, as Chicas Superpoderosas venceram a França por 2 a 0, com gols de duas jogadoras que fazem parte do elenco do Mundial de 2023, Linda Andrade e Catalina Usme.

A outra seleção sul-americana que tem uma vitória em Mundiais é o Chile, que venceu a Tailândia por 2 a 0 na Copa do Mundo de 2019.

Jogo tem recorde do lado sul-coreano

Casey Phair entrou em campo no segundo tempo e marcou seu nome na história da Copa do Mundo Feminina. Nascida nos Estados Unidos de pai americano e mãe coreana, a atacante se tornou a jogadora mais jovem a atuar em uma partida de Mundial. Com 16 anos e 26 dias, a jogadora bateu o recorde da nigeriana Ifeanyi Chiejine, que tinha 16 anos e 34 dias quando entrou em campo no Mundial de 1999.

A situação da Colômbia na Copa do Mundo Feminina

Grupo H
# Seleção J V E D +/- Pontos
1

Colômbia (F)

3 2 0 1 2 6
2

Marrocos (F)

3 2 0 1 -4 6
3

Alemanha (F)

3 1 1 1 5 4
4

Coreia do Sul (F)

3 0 1 2 -3 1

A vitória coloca a Colômbia na segunda posição, perdendo para a Alemanha no saldo de gols, já que as europeias golearam Marrocos por 6 a 0 na madrugada de segunda-feira.

A chave que tem Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul e Marrocos é importante para a seleção brasileira, já que a adversária das oitavas de final viria desse grupo.

Próximos jogos da Colômbia na Copa do Mundo Feminina

  • Alemanha x Colômbia – Allianz Stadium (Sydney, na Austrália) – 30 de julho (domingo), às 6h30 (horário de Brasília)
  • Marrocos x Colômbia – nib Stadium (Perth, na Austrália) – 3 de agosto (quinta-feira), às 7h (horário de Brasília)
Matheus R. Ribeiro

Matheus R. Ribeiro

Matheus R. Ribeiro é natural de Uberlândia (MG), onde se formou em Jornalismo no Centro Universitário do Triângulo (Unitri) em 2014. Antes de chegar ao FNV, passou por Trivela, ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.