Nesta última segunda-feira (30), a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE), definiu após uma reunião que os clássicos locais realizados pela Copa do Nordeste entre Sport, Santa Cruz e Náutico serão realizados com torcida única. Em suma o motivo principal para a mudança foi pensando na segurança nas proximidades dos estádios.
Durante a reunião com representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS) e Tribunal de Justiça Desportiva, ficou decidido também que depois de longos dois anos, as torcidas organizadas dos respectivos times poderão levar instrumentos musicais para as partidas.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (31), após serem assinadas em portaria do Diário Oficial. A decisão é válida até dia 06 de março.
“A portaria está assinada hoje para que as charangas sejam regulamentadas. A FPF vai encaminhar a identificação dos membros que vão compor as charangas. Todos os detalhes normativos serão anunciados no Diário Oficial de amanhã”, informou ontem, o secretário executivo da SDS, Alexandre Alves.
Além disso, também foi anunciado pelo executivo que terá um novo formato de venda de ingressos antecipada para os clubes da cidade local, com o objetivo de prevenir filas nas bilheterias. Alexandre Alves, secretário executivo pediu a instalação de catracas com leitor inteligente facial.
“Solicitamos à FPF para disponibilizar ingressos online para os torcedores que quiserem efetuar a compra. A gente quer identificar o torcedor que vai comprar seu ingresso. Também vamos pedir para instalar catracas com leitor facial nos estádios dos grandes clubes, de modo que o torcedor que vá assistir uma partida será reconhecido facialmente, facilitando a identificação daqueles que dentro do estádio cometerem qualquer tipo de delito” finalizou Alexandre Alves.
Assim como o estado de Pernambuco, a capital Paulista também não recebe clássicos com as duas torcidas presentes no mesmo jogo. A decisão também foi tomada com o mesmo objetivo de evitar brigas entre ambas.
Reprodução: Diogo Marques