Na última quarta-feira (1), a CBF divulgou a tabela e regulamento do Campeonato Brasileiro Feminino Binance A2. Ademais, a entidade anunciou informações sobre a série A3. Sobretudo, esta será a primeira vez que o futebol nacional terá três divisões de competições femininas.
Dividido em 4 grupos, a 1ª fase da competição começa dia 11/06, será de turno e returno e passando para a próxima fase os 2 primeiros de cada grupo#BrasileirãoFemininoA2 #BRFemininoA2 pic.twitter.com/gfKvNpONIW
— Brasileirão Feminino A2 (@BRFemininoA2) June 2, 2022
Índice
CBF anuncia feito inédito ao futebol feminino
De antemão, as duas competições têm início previsto para o próximo dia 11 de junho. Em suma, eles oferecem calendário para 48 equipes do futebol brasileiro. Além da chance de promoção para uma divisão superior.
“Com o Brasileirão Feminino A2 e A-3, o calendário do futebol feminino ganha profundidade com mais clubes, oferecendo mais oportunidades para o crescimento das atletas. É um passo muito importante no desenvolvimento do nosso futebol feminino”, comentou o Diretor de Competições da CBF, Julio Avellar.
CBF divulga os grupos do Brasileirão Feminino A2
Inicialmente, 16 times foram divididos em quatro grupo, com quatro equipes cada. A princípio, o Grupo A conta com Aliança/Goiás, América-MG, Athletico-PR e Minas Brasília. Na sequência, Bahia, Botafogo-RJ, Fluminense e Vasco ocupam o Grupo B.
Logo, Botafogo-PB, Ceará, Fortaleza e UDA fazem parte do Grupo C. Por fim, o Grupo D conta com Cefama, Iranduba, JC e Real Ariquemes.
Como vai funcionar Brasileirão Feminino A2?
Primeiramente, as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo, em dois turnos. Depois disso, classificam-se os dois primeiros colocados que, em seguida, se enfrentam em mata-mata. Posteriormente, a terceira fase reúne, mais uma vez, os vencedores de cada chave e, assim, define os finalistas da competição.
Acesso e Rebaixamento
De acordo com o regulamento da CBF, os quatro primeiros colocados se classificam para a série A1 em 2023. Por outro lado, os quatro últimos disputam a série A3 no ano que vem.
Brasileirão Feminino A2: quem ganhou mais?
A saber, a primeira edição do torneio nacional aconteceu em 2017. Então, o primeiro campeão foi o Pinheirense-PA, que bateu a Portuguesa na final. Logo depois, o Minas Brasília venceu, nos pênaltis, o Vitória-BA. Posteriormente, o São Paulo ergueu a taça de 2019, após golear o Cruzeiro por 4 x 0.
Pouco depois, em 2020, o Napoli-SC repetiu o placar de 2 x 1, na final contra o Botafogo-RJ, e conquistou o título. Agora, quem está com a taça é o RB Bragantino, que venceu o Atlético-MG, nas penalidades.
Foto Destaque: Divulgação/ Lucas Figueiredo/CBF.