Campeão mundial e ex-Corinthians: confira técnicos brasileiros em clubes sul-americanos na Libertadores

Na próxima segunda-feira (27), acontece o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2023 e depois, em 4 de abril, é dado o pontapé inicial na competição. Apesar da invasão de treinadores estrangeiros, quatro dos sete clubes terão comandantes do Brasil, são eles: Mano Menezes (Internacional), Fernando Diniz (Fluminense), Fernando Lázaro (Corinthians) e Paulo Turra (Athletico-PR). Porém, técnicos brasileiros não se limitam a eles no principal torneio de futebol do continente. Tiago Nunes, no Sporting Cristal, e Paulo Autuori, atualmente no Atlético Nacional, também estão confirmados.

A equipe do Futebol na Veia reuniu neste artigo o momento de Tiago e Autuori em seus clubes.

Paulo Autuori – Atlético Nacional

O bicampeão da Libertadores e uma vez do Mundial de Clubes, Autuori assumiu Atlético Nacional em outubro de 2022. O técnico chegou para treinar nos dois últimos jogos do Clausura da Colômbia em busca de uma vaga na próxima fase. Porém, as duas partidas finais terminaram em 1 x 1 e o time colombiano não avançou.

Em 2023, a equipe começou muito bem. Autuori levantou sua primeira taça no país, a Superliga da Colômbia, ao vencer o Deportivo Pereira por 1 x o e empatar o jogo de volta. Nos nove jogos inicias do Apertura os resultados também são bons. Foram quatro vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O time está em terceiro, a três pontos do líder América de Cali.

Campeão mundial e ex-Corinthians: confira técnicos brasileiros em clubes sul-americanos na Libertadores
Foto: Divulgação/Atlético Nacional

O Nacional está no pote 2 da Libertadores 2023 e pode enfrentar o Athletico, ex-clube de Autuori, ou os outros brasileiros Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo. Não é possível fazer parte do mesmo grupo de Corinthians, Internacional e Fluminense por serem do mesmo pote.

Vale destacar que essa é a segunda passagem de Autuori pelo Atlético Nacional. O técnico já esteve no time colombiano entre 2018 e 2019.

LEIA TAMBÉM:

Tiago Nunes – Sporting Cristal

Uma das grandes histórias desse início de 2023 é o Sporting Cristal de Tiago Nunes. O ex-comandante do Corinthians iniciou na fase prévia da Libertadores e não foi bem na primeira partida, em que foi derrotado por 2 x 0 pelo Nacional do Paraguai. Na partida de volta, um dos jogos mais marcantes para história do time peruano no continente. Os Cervejeiros, como é conhecido a equipe do Peru, emplacou um 5 x 1 no adversário, com direito a cinco gols na etapa final.

Na 2ª fase da pré Libertadores, mais emoção. O clube inicialmente empatou o jogo de ida com o Huracan na Argentina. Pela partida decisiva o placar não se mexeu até os 52 minutos do segundo tempo, até que o peruano Irven Ávila, que Tiago tirou do banco, marcou o gol da vitória e da classificação.

https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1636559624433291265

O Cristal está no pote 4, ou seja, pode cair no grupo de qualquer brasileiro, com exceção do Galo que também avançou pela pré. Tiago Nunes pode reencontrar o Athletico, onde foi campeão da Copa do Brasil e da Sul-Americana ou o Corinthians, clube que não conseguiu se firmar e terminou demitido antes do fim da temporada de 2020.

Foto Destaque: Divulgação / Conmebol

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.