O futebol europeu se tornou um caminho natural aos jogadores brasileiros desde a implementação da Lei Bosman, em 1995, que derrubou restrições de número de atletas da União Europeia, abrindo espaço para mão de obra de fora do continente.
Em alguns casos, atletas do Brasil saem tão cedo do país pelo assédio europeu que nem têm a oportunidade de atuar profissionalmente em sua terra natal.
É o caso do centroavante brasileiro Marcos André, de saída do Valencia, da Espanha, segundo o jornal AS.
Brasileiro deve ficar livre nesta janela de transferências
O periódico espanhol aponta que Marcos André sairá agora, nesta janela de transferências que abriu com o fim da temporada europeia, apesar de ter contrato até junho de 2026.
“O clube e o atacante estão claros sobre a decisão e trabalharão de mãos dadas para encontrar a melhor fórmula para sua saída. Os empresários do jogador já iniciaram contaos para coordenar o seu futuro, que passa por uma transferência por valor consoante o mercado ou um empréstimo com opção de compra”, escreveu o AS, que continuou:
“[…] A vantagem do atacante brasileiro é que sua vontade é mudar de ares depois de dois anos em que mal teve minutos e há vários clubes da Espanha, Itália e Grécia que estão atentos”, completou.
Marcos André quer sair do Valencia e o clube espanhol não vai colocar entraves, de acordo com o @relevo.
O ponta-de-lança de 26 anos tem um valor de mercado de 2,5 milhões de euros.
O atleta fez 1 golo em 19 jogos na última época. pic.twitter.com/35K1XBELWz— Diário de Transferências (@DTransferencias) June 13, 2023
Pela reportagem do AS, no momento nenhum clube brasileiro se coloca como possível destino do atleta, que vê times espanhóis, italianos e gregos interessados.
Nesse momento, Marcos está na fase final do tratamento de uma cirurgia em seu joelho feita em abril. O jornal informou que o atacante estará em plenas condições físicas na pré-temporada, seja no Valencia ou no clube que o contrate.
Pelo seu clube atual, o atacante mal jogou, com 54 partidas, quatro gols e três assistências em dois anos, com média de apenas 33 minutos em campo por jogo.
Marcos André foi revelado pelo Araguaína-TO, passou por Sopradinho-DF e Guaratinguetá-SP, antes de construir carreira no futebol espanhol nos clubes Celta de Vigo, Lugroñés, Valladolid, Mirandés e, por fim, o Valencia.