O caso de racismo contra Vinícius Júnior, do Real Madrid, da Espanha, tem ganhado novos capítulos a cada hora. O atleta viu a torcida adversária do Valencia presente no Estádio de Mestalla gritar “macaco” fato que irritou o brasileiro, que terminaria expulso após sofrer um “mata-leão” de um adversário e revidar. Uma onda de apoio foi vista nas redes sociais ao atacante, mas também houve defesa ao outro lado da história.
O compatriota de Vinícius, Gabriel Paulista, naturalizado espanhol e atleta do Valencia, saiu em defesa da torcida presente no estádio e fez post nas redes sociais exaltando os fãs do clube.
“Mestalla, você é f…“, escreveu Gabriel em um Storie no Instagram.
Depois, em um post de um torcedor na mesma rede social, o zagueiro hispano-brasileiro defendeu novamente seus torcedores e alegou que, na verdade, os torcedores estavam gritando “tonto” ao invés de “mono” (macaco em espanhol).
“O estádio inteiro chamando uma pessoa de tonto é bem diferente de mono. E se teve alguém que foi racista tem que pagar sim. A minha postagem foi pela vitória e hoje a torcida foi fundamental, porque precisávamos muito sair da zona de rebaixamento. Quem entende de futebol sabe o que estou falando, um abraço a todos“, escreveu Gabriel Paulista.
Torcida do valência sendo racista, Espanha e essas ligas européias são uma vergonha. pic.twitter.com/Cf9Ey5I0rC
— Lucão limas. (@Criadasep) May 21, 2023
Os insultos a Vinícius foram flagrados antes mesmo da bola rolar, com grupo de torcedores fora do estádio chamando o jogador de “macaco”.
Os gritos de 'macaco' da torcida do Valencia a Vinicius Júnior começaram antes mesmo do apito inicial no estádio Mestalla.
🎥 Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/27cZreVSQm
— UOL Esporte (@UOLEsporte) May 22, 2023
No duelo entre Real Madrid e Valencia no primeiro turno, Gabriel Paulista foi expulso após dar um pontapé em Vinícius Júnior e criar confusão no gramado. Após a partida, o zagueiro se desculpou nas redes sociais e assumiu o erro.
“Aceito as críticas e o cartão vermelho, não estou orgulhoso. Sou um jogador contundente, mas nobre. Respeito o Vinicius e nunca foi minha intenção machucá-lo. Estamos sofrendo neste grande clube, vivendo uma situação muito difícil, e os sentimentos estão à flor da pele. Às vezes é difícil controlar os nervos. Não os controlei e peço desculpas de coração“, escreveu Gabriel Paulista, em espanhol, no Instagram.
Entrada violenta de Gabriel Paulista em Vinicius Jr, em Real Madrid x Valência | Vini Jr, Vinícius Júnior pic.twitter.com/v2A1KRZkc7
— Futebolizei News (@FutebolizeiN) February 2, 2023