Botafogo: torcida comemora ausência de alvinegros em convocação e agradece Fernando Diniz

No futebol carioca, apenas Nino e André, ambos do Fluminense, foram chamados por Diniz; Nenhum jogador do líder Botafogo foi lembrado

Na tarde desta sexta-feira (18), o técnico Fernando Diniz anunciou a lista de convocados da Seleção Brasileira para os dois primeiros compromissos pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo 2026. Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Botafogo surpreendentemente não teve nenhum atleta citado na relação do novo treinador da Canarinho. Contudo, engana-se quem acha que os torcedores alvinegros ficaram descontentes com a decisão. Pelo contrário. A alegria botafoguense tomou conta das redes sociais.

Esperava-se que nomes como Lucas Perri e Adryelson pudessem estar na lista. No entanto, não foi o que ocorreu. Aliviados com o fato do Glorioso não ser desfalcado pela Seleção, torcedores do Botafogo agradeceram Fernando Diniz e reforçaram a confiança no time alvinegro na busca pelo sonhado título brasileiro.

Diniz justifica não convocação de jogadores do Botafogo

Questionado sobre a opção de não convocar nenhum jogador do Botafogo para os próximos compromissos da Seleção Brasileira, Fernando Diniz foi firme em afirmar que trata-se de uma decisão conjunta da comissão técnica. O treinador deu méritos ao Glorioso pela liderança isolada do Brasileirão, mas reforçou que isso não o obriga necessariamente a chamar atletas alvinegros.

“Obviamente que o Botafogo tem muito mérito de estar onde está. A convocação sugere a gente olhar o Botafogo, e a gente olhou. Mas não quer dizer que tenhamos que convocar um jogador porque o time é líder do campeonato, isso não está escrito em nenhum livro. O critério não é onde os times estão posicionados na tabela de classificação”, explicou Diniz durante a coletiva de imprensa pós convocação.

Diniz tinha a intenção de convocar Tiquinho Soares

Artilheiro e principal jogador do Botafogo na temporada, Tiquinho Soares seria convocado por Fernando Diniz se não tivesse se lesionado. A informação é de Eduardo Deconto, repórter da Trivela. O treinador gosta das características do atacante e estava pronto para dar uma chance ao jogador de 32 anos na Seleção Brasileira.

No dia 6 de agosto, durante a partida entre Cruzeiro x Botafogo, Tiquinho Soares recebeu falta de Neris e teve de ser substituído no final do primeiro tempo. Em exame realizado, foi constatada uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo do camisa 9. O atacante não precisará ser submetido a uma cirurgia. Entretanto, o prazo estabelecido para sua recuperação é de até cinco de semanas.

Botafogo: torcida comemora ausência de alvinegros em convocação e agradece Fernando Diniz
Tiquinho Soares e Neris em Cruzeiro x Botafogo, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro (Foto: Icon Sport)

Confira a lista completa dos convocados

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico) e Ederson (Manchester City);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Marselha);
  • Zagueiros: Ibañez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
  • Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid).

Lateral do Botafogo critica convocação de Diniz

Se por um lado a torcida do Botafogo aprovou a convocação de Fernando Diniz, em contrapartida, Rafael, lateral-direito do Glorioso, não gostou nem um pouco da lista divulgada pelo treinador do Fluminense e da Seleção.

O experiente jogador, que acumula passagens por Lyon (França) e Manchester United (Inglaterra), usou suas redes sociais para questionar o fato do líder do Campeonato Brasileiro não ter nenhum atleta convocado.

“Eu queria entender como valoriza o Campeonato Brasileiro quando o time que tá com 13 pontos de diferença (na liderança) não tem nenhum jogador convocado???”, escreveu Rafael.

Situação do Botafogo no Brasileirão

Como citado, o Botafogo lidera de maneira isolada o Campeonato Brasileiro. Com incríveis 47 pontos ganhos, o Glorioso faz uma das melhores campanhas da história levando em conta as 19 rodadas disputadas até aqui.

São 15 vitórias, dois empates e duas derrotas, totalizando um aproveitamento de 82,45% dos pontos disputados. O clube carioca não perde há mais de dois meses. O último revés ocorreu no dia 3 de junho. Na ocasião, o time alvinegro, na época ainda comandado por Luís Castro, foi batido pelo Athletico-PR, por 1 a 0, na Ligga Arena, casa do Furacão.

Próximos jogos do Botafogo

  • São Paulo x Botafogo – Campeonato Brasileiro – Morumbi – sábado (19/8), às 16h (horário de Brasília);
  • Botafogo x Defensa y Justicia – Copa Sul-Americana (quartas de final – ida) – terça-feira (22/8), 19h (horário de Brasília);
  • Botafogo x Bahia – Campeonato Brasileiro – Nilton Santos – domingo (27/8), às 16h (horário de Brasília)

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.