Botafogo tem cenário favorável para avançar na Sul-Americana; veja as contas

A partir das 23h (horário de Brasília) desta terça-feira (6), o Botafogo entra em campo pela 5ª rodada da Copa Sul-Americana. O duelo do grupo A acontece na casa do LDU, do Equador, o Estadio Casa Blanca, na altitude de mais de 2800 metros da capital do país, Quito.

https://twitter.com/Botafogo/status/1666143130373046272

O Glorioso treinado por Luís Castro, líder da tabela do Campeonato Brasileiro, também está na ponta da chave na Sula. São oito pontos somados pelos cariocas, mesmo número da LDU, seguidos por Magallanes, do Chile, (três) e César Vallejo, do Peru (um).

A torcida botafoguense está ansiosa pela classificação do clube na competição continental. Confira as contas para o Fogão avançar às oitavas de final ou à fase de 16 avos com os terceiros colocados da Copa Libertadores.

Veja os cenários para classificação do Botafogo

Para garantir vaga nas oitavas

O confronto direto contra a LDU é decisivo para o Fogão avançar às oitavas. Isso porque se o clube carioca vencer, somaria 11 pontos, três a mais que seus adversários e na rodada final decidiria em casa com o Magallanes, precisando apenas de um empate.

Em caso de derrota para os equatorianos, o Botafogo precisa superar os chilenos no Nilton Santos e contar que o César Vallejo, equipe mais fraca do grupo, vencesse a LDU na altitude de Quito.

Para avançar aos 16 avos de final

A fase de 16 avos foi uma novidade para essa edição da Copa Sul-Americana. Agora, os segundos colocados de todos os grupos enfrentam os terceiros da Copa Libertadores em uma eliminatória de dois jogos anterior às oitavas.

Podendo ter um adversário mais difícil, esse cenário não é o mais recomendado para o Botafogo. De toda forma, qualquer tropeço do Magallanes garante os cariocas nessa fase, porque os chilenos estão há cinco pontos da segunda colocação. Para depender apenas de si, uma vitória hoje também basta, caso o terceiro lugar também saia com três pontos no duelo com o Vallejo.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.