Melhores jogadores da Copa Sul-Americana 2023

Uma das competições mais importantes do cenário do futebol sul-americano começa nesta terça-feira (4). A Copa Sul-Americana se tornou muito atrativa nos últimos anos, por ser uma boa oportunidade aos times de menor expressão embolsarem uma boa grana de premiação, e também pela projeção internacional que o torneio promove. Como de praxe, uma seleção de craques vai desfilar o seu futebol pelos mais diversos gramados do continente e claro, o portal Futebol na Veia fez uma seleção com os 10 melhores jogadores do campeonato.

Confira os melhores jogadores da Copa Sul-Americana 2023

Federico Santander (Guaraní-PAR)

Artilheiro da competição com três gols marcados, o atacante paraguaio é uma das esperanças do Guaraní na competição. Após duas rodadas neste primeira fase, todos os times do grupo do time Aurinegro tem três pontos ganhos, e brigam pela vaga direta para a próxima fase. Lembrando que os primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente para as oitavas de final da competição, e os segundos colocados fazem um playoff contra os terceiros colocados dos grupos de Copa Libertadores.

Santander é ídolo do time paraguaio, e foi revelado nas categorias de base do clube em 2009. De lá pra cá, o jogador tem passado por outro times por empréstimo, como o Racing e Tigre da Argentina, Reggina e Bologna da Itália. Curiosamente, os três gols do Guaraní na Copa Sul-Americana deste ano, foram marcados pelo atacante de 31 anos.

Tiquinho Soares (Botafogo)

Artilheiro do Fogão na temporada, Tiquinho Soares, é um dos principais jogadores do Glorioso em 2023. Autor de seis gols em 15 partidas, o atacante é a grande referência ofensiva do time do técnico português Luis Castro. A estreia do time carioca acontece na próxima quinta-feira (6), fora de casa, diante do Magallanes, da Colômbia.

Natural de Santos, o jogador tem longa experiência no futebol brasileiro, e também no futebol europeu, tendo passagens por grandes clubes como Porto, de Portugal, e Olympiakos, da Grécia, que foi o último clube do jogador antes se transferir para o Fogão.

Santiago Hezze (Huracán)

Apesar da fase do Huracán não ser boa no Campeonato Argentino, um jogador jovem que se destaca no elenco, é Santiago Hezze. O jovem volante de 21 anos foi observado pelo Vasco da Gama no início da temporada e tem sido peça fundamental do time argentino em 2023.

De muita pegada, excelente passe e bom aproveitamento em bolas longas, Hezze tem um dos melhores índices de desarme entre os volantes da liga argentina, com uma média de 3.1 por partida. Outra característica interessante do atleta é a sua facilidade para pisar na área e criar situações de perigo. Na temporada, em 14 jogos disputados, entre Copa e Campeonato Argentino, o jogador marcou dois gols.

Bruninho (Red Bull Bragantino)

Revelado nas categorias de base do Massa Bruta, o atacante Bruninho foi um dos principais nomes do time treinado pelo português, Pedro Caixinha, durante a disputa do Paulistão 2023. Habilidoso, ágil e muito regular, ele será um dos jogadores a ser observados pelo torcedor do Braga, que perdeu Artur, principal referência técnica do time para o Palmeiras.

Ao lado de Gustavinho, outro cria da base do RB Bragantino, o Toro Loko chegou longe no Campeonato Paulista, que apesar de ter sido eliminado nas semifinais da competição, mostrou que tem força para ir bem em todas as competições que disputar. Ao longo de 13 jogos na temporada, Bruninho marcou quatro gols e deu uma assistência.

Calleri (São Paulo)

“Toca no Calleri que é gol”. Frase icônica utilizada pela crônica esportiva para ilustrar o poder de decisão deste atacante de 29 anos, que embora não esteja em uma boa fase devido às lesões que tem o acompanhado, foi o artilheiro do São Paulo na última temporada, marcando 27 gols em 67 partidas.

De muita força física, bom nas bolas aéreas e perigosíssimo dentro da área, o argentino soma 51 gols com a camisa do Tricolor Paulista, e é o terceiro maior artilheiro estrangeiro da história do clube. Atrás de Antonio Sastre, meia argentino que jogou pelo São Paulo nos anos 40, e fez 56 gols, além do uruguaio Pedro Rocha, um dos maiores ídolos da história do clube do Morumbi, que ao longo da sua carreira defendendo o São Paulo, marcou 119 gols.

Marcos Leonardo (Santos)

Artilheiro do Peixe em 2023, o jovem atacante de 19 anos já tem quatro gols marcados em 11 partidas. Ele é a referência técnica do time, ao lado de Soteldo, e também a esperança do Alvinegro Praiano para chegar longe na Copa Sul-Americana desta temporada.

O Santos está no Grupo E da competição, ao lado do Blooming, da Bolívia, o Newells Old Boys, da Argentina e o Audax Italiano, do Chile.

Piero Quispe (Universitário do Peru)

Ao lado de Jostin Alarcón, Piero Quispe é outra jovem promessa do futebol sul-americano, que está cotado para assumir a responsabilidade de vestir a camisa da seleção peruana. Com somente 21 anos, ele foi fundamental para a classificação do Universitário na fase preliminar da Copa Sul-Americana, no confronto contra o Cienciano.

Caso vá bem na segunda maior competição continental, Piero pode alavancar ainda mais sua carreira, e quem sabe almejar espaço em outro grande centro do futebol internacional.

Matías Arezo (Peñarol)

Matías Arezo é um dos principais nomes a serem observados na Copa Sul-Americana 2023. Aos 20 anos, o jogador que foi revelado pelo River Plate do Uruguai, já é um dos artilheiros da competição com três gols marcados, todos eles feitos na fase preliminar da competição, contra seu ex-clube, na vitória do time aurinegro pelo placar de 4 x 0.

Enquanto esteve no River Plate do Uruguai, Arezzo foi artilheiro do Campeonato Uruguaio em 2022 e rapidamente chamou a atenção de clubes do futebol europeu. O Granada, da Espanha, acabou contratando o jogador, porém, o jovem atacante não teve tantas oportunidades no clube, e retornou ao seu país de origem no início desta temporada.

Em sete jogos no Campeonato Uruguaio, Matías Arezzo já marcou oito gols e é um dos artilheiros da competição. Seu faro de gol apurado, e ótima técnica de finalização, fazem da nova promessa do futebol uruguaio, um dos maiores prospectos da Copa Sul-Americana em 2023.

Thiago Galhardo (Fortaleza)

Ao lado de Lucero, Thiago Galhardo é um dos artilheiros do Leão do Pici com três gols marcados em 2023. Com a eliminação precoce do time ainda na fase preliminar da Copa Libertadores, o Fortaleza encara a Copa Sul-Americana como uma espécie de prêmio de consolação para o clube na temporada, e promete ir com tudo em busca do primeiro título internacional de sua história.

Portanto, o Tricolor de Aço, contará com as exibições inspiradas de uma das suas maiores referências ofensivas, para fazer bonito e chegar longe no torneio. O Fortaleza está no Grupo H da competição ao lado de San Lorenzo, da Argentina, Palestino, do Chile e o Estudiantes de Mérida, da Venezuela.

Alexander Alvarado (LDU)

Melhor jogador da LDU de Quito, que é adversário do Botafogo na primeira fase da Copa Sul-Americana 2023, o ponteiro pode atuar tanto pelo lado direito, como pelo esquerdo e será a principal força dos equatorianos para lutar pela vaga direta na próxima fase da competição.

Alexander Alvarado é muito habilidoso e ágil, como são tradicionalmente os jogadores que atuam pela beirada do campo no Equador. O jovem de 23 anos tem como principal característica, a busca incessante pelo fundo do campo, seja para fazer cruzamentos aos seus companheiros, ou para chutar cruzado, caso tenha oportunidade para tal, já que é um jogador, muito talentoso no seu chute potente com o pé direito.

 

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.