Grupo do Botafogo na Sul-Americana 2023: equatoriano na altitude, reencontro com ídolo e chileno sem tradição

Em sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o Botafogo conheceu seus adversários da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023. Na chave, o Glorioso terá pela frente LDU (Equador), Universidad César Vallejo (Peru) e Magallanes (Chile). Os quatro times integram o Grupo A da competição continental.

Conheça o grupo do Botafogo na Sul-Americana 2023

LDU

Ao bater o também equatoriano Delfín na primeira fase, a LDU garantiu classificação para fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023. Campeão do torneio em 2009 e detentor de 11 títulos equatorianos, o clube é uma potência de seu país e figurinha carimbada em competições da Conmebol. Na atual temporada, Los Albos (apelido da LDU no Equador) ocupam apenas a nona colocação do campeonato local, com quatro pontos ganhos: uma vitória, um empate e uma derrota.

Comandada pelo técnico argentino Luis Zubeldía desde abril do ano passado, a LDU tem apresentado bastante irregularidade neste começo de ano e espera escrever uma história diferente disso na Sul-Americana. Um dos principais jogadores do time é o atacante argentino Lisandro Alzugaray, de 32 anos, contratado após boa passagem pela Universidad Católica do Equador.

Um ponto de atenção ao Botafogo é a altitude que enfrentará em Quito. A LDU manda suas partidas no Rodrigo Paz Delgado, estádio que tem capacidade para 41.575 torcedores e fica 2.734 metros acima do nível do mar.

Grupo do Botafogo na Sul-Americana 2023: equatoriano na altitude, reencontro com ídolo e chileno sem tradição
O Botafogo terá que enfrentar a altitude de Quito. O Estádio Rodrigo Paz Delgado fica a 2.734 metros acima do nível do mar (Foto: divulgação/Staff Conmebol)

Universidad César Vallejo

Clube novo do Peru, o César Vallejo foi fundado no ano de 1996. Seus principais títulos na história são as duas Séries B do campeonato local, conquistadas em 2007 e 2018. Diante de Los Poetas (apelido da equipe), o Botafogo reencontrará um velho conhecido. Ídolo do Alvinegro, Loco Abreu é o treinador do time peruano desde dezembro de 2022. Neste ano, o principal destaque do plantel é o atacante Yorleys Mena, que marcou cinco gols e concedeu uma assistência até o momento.

Atual sexto colocado do Campeonato Peruano com 13 pontos, o César Vallejo venceu quatro jogos, empatou um e perdeu um até o momento no certame. O clube manda seus compromissos no Mansiche, localizado na cidade de Trujillo. O estádio tem capacidade para 27 mil espectadores.

Grupo do Botafogo na Sul-Americana 2023: equatoriano na altitude, reencontro com ídolo e chileno sem tradição
Ídolo do Botafogo, Loco Abreu reencontrará o clube (Foto: divulgação/César Vallejo)

Magallanes

Campeão da Copa do Chile em 2022, o clube se classificou para pré-Libertadores, contudo foi derrotado pelo Independiente Medellín (rival do Internacional no torneio) e não conseguiu ingressar na fase de grupos da competição mais importante do continente. Integrante da chave botafoguense, os Albicelestes amargam a antepenúltima colocação do Campeonato Chileno e vivem má fase. Em oito jogos disputados, a equipe tem duas vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Treinado pelo técnico Nicolás Núñez desde a temporada passada, o Magallanes tem mandado seus compromissos no Estádio El Teniente, casa do O'Higgins, localizado na cidade de Rancagua. O local tem capacidade para cerca de 15 mil torcedores.

Grupo do Botafogo na Sul-Americana 2023: equatoriano na altitude, reencontro com ídolo e chileno sem tradição
O Magallanes é o atual campeão da Copa do Chile (Foto: divulgação/Magallanes)

Calendário do Botafogo na Sul-Americana

  • Magallanes x Botafogo – 06/04 – 21h
  • Botafogo x Univ. César Vallejo – 20/04 – 21h
  • Botafogo x LDU – 04/05 – 21h
  • Univ. César Vallejo x Botafogo – 25/05 – 23h
  • LDU x Botafogo – 06/06 – 23h
  • Botafogo x Magallanes  – 29/06 – 21h

Foto destaque: divulgação/SUSA/Icon Sport

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.