Na noite do último domingo (28), o Botafogo venceu mais uma, dessa vez 2 x 0 em cima do América-MG, e alcançou o segundo melhor início da história do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos somados dos 24 possíveis, atrás apenas do Palmeiras de 2019, do Felipão, que somou 22.
Atualmente, o Glorioso treinado por Luís Castro tem cinco pontos à frente do próprio Verdão, que empatou com o Atlético-MG, e lidera boa parte das outras estatísticas. A equipe carioca passou quatro partidas das oito disputadas sem sofrer gol, o melhor time no quesito ao lado de Fortaleza, Fluminense e Santos, e tem a melhor defesa, seis vezes vazadas, também junto com o Leão do Pici.
Além dos números defensivos, o Botafogo também brilha no ataque, com 16 gols marcados, o 2º melhor no Brasileirão, atrás apenas do Palmeiras (17). Segundo o aplicativo SofaScore, o Fogão ainda é o 5º time que mais cria chances (18), convertendo 12 delas (o 4º mais efetivo), e também finaliza 15,4 por jogo, 5ª melhor média.
Na posse de bola, porém, o time carioca fica lá atrás. O time de Luís Castro fica 41,6% do tempo com a pelota nos pés, à frente apenas do Santos (41,5%) e do Corinthians (41,4%).
🔎 O @Botafogo é o líder do @Brasileirao 2023 com 5 pontos de vantagem. É o melhor início da equipe na era dos pontos corridos! 🔥🔥
⚔️ 8 jogos
✅ 7 vitórias (!)
❌ 1 derrota
📊 87.5% aproveitamento (!)
⚽️ 16 gols marcados (!)
🚫 6 gols sofridos (!)
📈 41.6% posse de bola pic.twitter.com/ep2VpJyAqN— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) May 29, 2023
LEIA TAMBÉM:
- Botafogo tem 2ª melhor campanha da história em oito rodadas no Brasileiro; veja números
- Botafogo luta para superar elemento ruim nas partidas; saiba mais
- Recém-contratado, Diego Hernández é o 3° jogador mais caro da história do Botafogo; confira o valor
O Fogão vive grande momento desde o fim do Campeonato Carioca. Nas últimas 20 partidas, perdeu apenas duas vezes. Além do Brasileirão, a equipe lidera o grupo A da Copa Sul-Americana com oito pontos, mesmo número da LDU, do Equador. Na Copa do Brasil, está nas oitavas de final e terá que reverter uma vantagem de um gol do Athletico-PR, que venceu a partida de ida de virada por 3 x 2.
A volta acontece nesta quarta-feira (31), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos.