Boca Juniors, campeão da Sul-Americana e Copa do Mundo: conheça Gustavo Alfaro, alvo do Vasco

O Vasco da Gama vive uma situação muito complicado no Campeonato Brasileiro da Série A. O clube carioca está na 19ª posição, com apenas nove pontos ganhos nas primeiras 14 rodadas da competição. Além disso, desde a saída de Maurício Barbieri, o Cruz-Maltino procura um nome para assumir o comando técnico em São Januário, que está vazio desde o dia 23 de junho.

Com isso, o nome do treinador argentino Gustavo Alfaro surge como a grande aposta da direção vascaína para evitar o que seria o quinto rebaixamento do clube para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro. O técnico de 60 anos está desempregado desde o término da Copa do Mundo de 2022, no Catar, onde esteve à frente da Seleção do Equador. Além disso, o currículo do argentino conta com títulos, passagens pelos grandes clubes do continente e mais. Confira!

Assista aos melhores momentos de Vasco da Gama 0 x 1 Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro

Conheça mais sobre Gustavo Alfaro, possível treinador do Vasco da Gama

Um grande admirador do futebol brasileiro, o ex-treinador do Equador negocia com o Vasco para assumir o posto até o final da temporada de 2024. A informação é do portal Arena Cruzmaltina. Contudo, além da participação na última Copa do Mundo, Gustavo Alfaro também foi comandante em diversos clubes do futebol argentino, como Atlético Rafaela, Quilmes, Belgrano, Olimpo, San Lorenzo, Arsenal de Sarandí, Rosário Central, Tigre, Gimnasia, Huracán e Boca Juniors.

Em seu país, Alfaro foi campeão da Copa Sul-Americana em 2007. Naquela edição do torneio continental, o Vasco foi eliminado pelo América-MEX, nas quartas de final. O time carioca foi comandado por Romário, que inclusive entrou no 2º tempo para tentar evitar a eliminação. Além disso, Gustavo Alfaro também venceu o Campeonato Argentino em 2019 pelo Boca Juniors. Por fim, assumiu o Equador em 2020, onde conseguiu classificação para a Copa do Mundo.

Os números de Gustavo Alfaro, alvo do Vasco da Gama, pelo Equador

O Sofascore, portal especialista em estatísticas esportivas e parceiro do Futebol na Veia, realizou um levantamento dos números do Equador sob comando do treinador argentino entre agosto de 2020 e janeiro de 2023, logo após o término da Copa do Mundo.

Em resumo, Gustavo Alfaro comandou a seleção de Enner Valencia em 35 jogos, com 12 vitórias, 14 empates e nove derrotas. Assim, o ex-treinador do Boca Juniors tem um aproveitamento de 47% no período. Além disso, o Equador marcou 44 gols (1,25 G/j) e sofreu outros 33 (0,94 G/J) com o argentino.

Boca Juniors, campeão da Sul-Americana e Copa do Mundo: conheça Gustavo Alfaro, alvo do Vasco
Os números de Gustavo Alfaro pela Seleção do Equador (Fonte: Sofascore)

Os próximos jogos do Vasco da Gama

Na sequência do Campeonato Brasileiro da Série A, o Vasco teve seu duelo pela 15ª rodada adiado. O jogo contra o América-MG, em Belo Horizonte, ainda não foi remarcado pela CBF. Por outro lado, pela 16ª rodada, o clube carioca enfrenta o Athletico-PR, em São Januário, no domingo, dia 23 de julho, às 18h30 (horário de Brasília). Por fim, na rodada seguinte, o Vasco visita o Corinthians, no dia 29 de julho, também às 18h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena.

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.