A ausência de Bitello chamou atenção na vitória do Grêmio, por 2 a 0, sobre o Cuiabá, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após a partida, o técnico Renato Portaluppi revelou que o meio-campista apresentou incômodo muscular durante a semana.
Além de precaver possível baixa para o elenco gremista, a decisão de preservar o jogador também levou em conta que nesta segunda-feira (4) ele se apresenta à Seleção Brasileira Pré-Olímpica. Nos dias 7 e 11, a equipe de Ramon Menezes fará dois amistosos contra a Seleção Olímpica de Marrocos, em Fes, no país africano.
Índice
Renato explica ausência
— Eu tenho conversado bastante com o Bitello. Ele se queixou de algumas dores musculares na quarta-feira e na quinta-feira. A gente foi fazendo com que ele treinasse, mas as dores não sumiram. Seria muito risco a gente trazer ele para o jogo de hoje, ele sofrer uma lesão, ser cortado da Seleção, ficar parado algum tempo, e a gente perder um jogador importante — explicou Renato em entrevista coletiva.
Essa relevância do meio-campista de 23 anos para o Tricolor é ilustrada pelos números. Ele é o atleta do elenco com o maior número de partidas em 2023 — 43 —, além de ser o vice-artilheiro, com nove gols — atrás somente de Luis Suárez.
Meio-campista perdeu titularidade
Isso não pode ser desconsiderado, ainda que Bitello tenha perdido a titularidade com o advento do novo esquema tático do Grêmio: o 4-4-2 com losango no meio-campo. O jovem jogador figurou no banco de reservas contra o Cruzeiro, e ficaria na mesma condição diante do Cuiabá.
O que culminou na sua saída do time titular foi a sequência de más atuações suas e do Grêmio como um todo, que levou Renato a promover mudanças. Há quem diga que a possibilidade de venda para o futebol europeu tenha tirado o foco do jogador.
Grêmio não descarta venda mesmo com fechamento da janela em vários países
Embora a janela de transferências dos principais centros do futebol europeu tenha fechado em 31 de agosto, clubes de alguns países periféricos ainda podem contratar. Renato também falou sobre isso pós-vitória sobre o Cuiabá.
— A janela fechou para alguns países, nem todos. Ainda há uma possibilidade. Vamos aguardar. Enquanto tiver chance de aparecer um bom negócio para ele, para o clube, aí é problema do presidente e da diretoria. Mas a gente não pode bater o martelo hoje e dizer que é 100% certo que o Bitello vai ficar. Agora, se não acontecer, ele é jogador do Grêmio. Tem contrato com o Grêmio até 2025 e com certeza vai cumprir — destacou o treinador, que revelou conversar “quase que diariamente” com o meio-campista.
Gabriel Grando também se apresenta à Seleção Pré-Olímpica
Bitello não é o único jogador gremista que se apresenta na Seleção Pré-Olímpica nesta segunda-feira (4). Gabriel Grando também foi convocado por Ramon Menezes.
O goleiro de 23 anos assumiu a titularidade da meta tricolor depois da polêmica envolvendo Adriel, e não saiu mais. Foi peça importante principalmente nas classificações sobre Cruzeiro e Bahia, pela Copa do Brasil. Contra o Cuiabá, no último domingo (3), Grando cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e foi substituído por Caíque.