Atlético-MG x Libertad – Resultado, destaques e reação

Em pleno Mineirão, o Libertad superou o Atlético-MG, por 1 x 0, pela primeira rodada da Copa Libertadores 2023. Ainda na etapa inicial, Diego Gómez marcou o gol solitário nesta quinta-feira (6) em jogo válido pelo grupo G.

Assista aos melhores momentos de Atlético-MG x Libertad

1º tempo: Galo joga pouco, e visitantes são mortais no contra-ataque

A partida começou quente e com menos de dois minutos o camisa 10 do Libertad, Lorenzo Melgarejo, tomou cartão amarelo por “soltar” o braço no rosto de Renzo Saraiva. Como esperado, o Galo jogando em casa teve mais a bola, enquanto os paraguaios apostavam no contra-ataque – e eram perigosos.

Aos sete, o volante Otávio errou o domínio e Héctor Villalba roubou. O ponta escapou pela direita, cortou para o meio e Diego Gómez apareceu para mandar um forte chute rasteiro direto às redes do Atlético.

O jogo seguiu um roteiro parecido: Galo pouco eficaz com a bola e o Libertad rápido em seus contragolpes. Como aos 42, Gómez serviu para Villalba, o grande puxador de contra-ataques dos paraguaios, que bateu cruzado dentro da área e por pouco não foi na trave.

Em meio a vaias de sua torcida em alguns momentos, as melhores chance dos mandantes foram em um mesmo lance. Primeiro com Paulinho em uma finalização mascada após bom cruzamento do zagueiro Nathan Silva na segunda trave. Na sobra, Patrick bateu cruzado, e Alexander Barboza salvou em cima da linha.

2º tempo: Atlético vai para o abafa, mas não consegue mudar o placar

Para mudar a postura do Atlético-MG, Eduardo Coudet colocou Rubens e Zaracho nos lugares de Dodô e Patrick, respectivamente.

Mesmo com as trocas, Diego Gómez, autor do primeiro gol, seguiu sendo perigoso. Com sete minutos, o meio-campista teve muito espaço pelo meio e arriscou de longe. Everson teve que espalmar para o escanteio. Na sobra do corner, o Galo encaixou um lindo contra-ataque, com direito a chapéu de Pedrinho, que deixou Eduardo Vargas de frente para o goleiro. Mas o chileno não soube o que fazer com a bola, se enrolou e não conseguiu converter a chance.

O destaque da partida, Gómez, teve que ser substituído por conta de uma lesão por Iván Ramirez. Depois, entraram Igor Gomes e o garoto Isaac no Galo. Com uma retranca para furar, os donos do Mineirão tinham que arriscar de longe, foi o que fez o zagueiro Maurício Lemos, exigindo defesa de Martín Silva. No escanteio, a bola bateu no braço de Melgarejo e apesar do pedido de pênalti, o VAR não interviu.

O Atlético foi para o abafa no final da partida, com muitos cruzamentos na área, mas não assustou o goleiro adversário.

Atlético-MG x Libertad – E agora?

Agora, o Galo foca no jogo de volta da decisão do Mineiro contra o América-MG no próximo domingo (9). Vale destacar que o time de Eduardo Coudet venceu a primeira partida, por 3 x 2. Na segunda-feira (10), o Libertad visita o Sportivo Ameliano pelo Campeonato Paraguaio.

Os duelos da Libertadores acontecem daqui a duas semanas. Primeiro, em 18 de abril, o Atlético-MG visita o Athletico-PR. Já o Libertad terá o Alianza Lima, do Peru, em casa.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.