O Athletico-PR conheceu seu adversário nas oitavas de final da Copa Libertadores em sorteio nesta quarta-feira (5). Será o Bolívar, da Bolívia, em duelos marcados para primeira e segunda semana de agosto. A ida será na atitude de quase 3000 metros de La Paz, com a volta sendo na Ligga Arena.
Nesse momento, o calendário do Furacão está afunilando, com a equipe viva nas três frentes da temporada de 2023. Atualmente treinado pelo técnico interino Wesley Carvalho, além da Libertadores, a equipe está nas quartas de final da Copa do Brasil em duelo nesta quarta-feira (5). No Campeonato Brasileiro, o time ocupa a 9ª colocação com 20 pontos, a três pontos do G4.
Com tudo isso nas costas, mais o início de 2023 com o Campeonato Paranaense, o Athletico soma muito mais jogos que o seu rival na Libertadores. Veja a comparação entre os times.
https://twitter.com/AthleticoPR/status/1676630030200307725
Athletico soma 15 partidas a mais que Bolívar, mas desempenho não cai
O SofaScore, especializado em estatísticas esportivas, trouxe ao Futebol na Veia uma comparação entre Athletico e Bolívar na temporada de 2023, que mostram o abismo em relação ao calendário brasileiro em comparação ao da Bolívia.
Entre Paranaense, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, o Furacão atuou 40 vezes, com 27 vitórias, cinco empates e apenas oito derrotas, aproveitamento de 71% dos pontos. O ataque se saiu bem, com 71 gols marcados contra 35 sofridos. Paulo Turra iniciou como técnico da equipe, mas saiu no último mês após Felipão trocar o clube paranaense pelo Atlético-MG.
O Athletico conquistou o estadual nesse ano de forma invicta, fato que não acontecia há 87 anos. Mesmo com isso, o desempenho do clube não agradava a torcida, que criticou muito Turra até sua saída. O clube ainda busca um substituto enquanto Wesley Carvalho “quebra um galho”.
Já o Bolívar, com a temporada iniciando em fevereiro e com maior espaçamento entre os embates, soma apenas 25 jogos nesse ano, 15 a menos que o Rubro-Negro. No período, são 14 triunfos, três empates e oito revezes, mesmo número do adversário brasileiro, somando 60% de aproveitamento.
Com mais cinco rodadas a serem disputadas, o time parceiro do Grupo City está em 4º no Campeonato Boliviano, seis pontos atrás do líder The Strongest. Na Copa Boliviana, lidera o grupo A com seis pontos em três partidas.