Ascenso histórico: Riestra e Villa Dálmine

De antemão, a Coluna Catimbando desta semana viajará até o ano de 2014 para relembrar as conquistas históricas de dois times Argentinos. Dessa forma, tanto o Club Riestra quanto o Villa Dálmine  obtveram um ascenso histórico no futebol argentino.  Inclusive, com direito a uma homengem do saudoso Diego Maradona.

Ascenso histórico – B Metropolitana e B Nacional

Duas equipes pequenas e sem grandes triunfos se destacaram no final da temporada 2014. Provando assim que organização e boa gestão são fundamentais para  alcançar bons êxitos no futebol. Sendo assim, pela primeira vez em sua história o Club Riestra conquistou o acesso a Primeira B Metropolitana.

Desta forma, os Malevos  como é conhecido o Riestra tiveram uma ascensão explosiva em apenas um ano. A saber,  em 2013, o clube que jogava pela 5a  divisão do Argentino conseguiram subir duas categorias. Desse modo, o clube chegou na final do Torneio Reducido e venceu o Dock Sud subindo para a Primeira B Metro. 

Por outro lado, o Violeta, apelido do Villa Dálmine  foi considerado exemplo de ótima  gestão e alcançou a divisão B Nacional. E em 2014, após uma excelente campanha chegou na final do  Torneio Reducido  vencendo o  Tristán Suárez, do técnico  Caruso Lombardi.

Villa Dálmine – 2014 um ano de glória

Com esse ascenso histórico, o Villa, chegou ao ápice da glória.  Decerto, a equipe precisou  se reiventar para que esse  objetivo fosse alcançado, o fato é que o topo chegou! Assim, o Violeta  conseguiu o acesso para o Nacional B após mais de 21 anos longe dessa divisão. Desta forma, todo esse período de fracasso foi deixado para trás e 2014 trouxe boas novas para eles.

A saber,  o caminho para a conquista do torneio e a classificação para o Nacional B foi marcado por uma bela campanha. Desse modo, o Dámine se classificou em quarto lugar mas eliminou dois clubes para chegar na final.  O duelo final foi decidido econtra o Tristán em dois jogos. Mas, o Violeta   perdeu na partida de ida por 1×0, mas conseguiu reverter o resultado triufando no jogo de volta.

Riestra – da 5a divisão a clube homenageado por Maradona

Uma equipe que recebeu o apoio do lendário Diego Maradona e foi adotada pelo ídolo. Assim, o Club Riestra fundado em 1931, conseguiu chegar pela primeira vez  na  divisão B Metro. Assim,  o Malevos deixaram para trás a 5a divisão do Argentino com uma temporada vitoriosa chegando em outro patamar.

A saber, no Torneio Reducido a equipe chegou na final e enfrentou o Dock Sud. A final foi disputada em jogo de ida e volta e o Malevos venceu ambos os jogos chegando  pela primeira vez em sua história à terceira divisão do futebol argentino.

 

 

 

Maradona comemorando com a modesta equipe do Riestra. Jogo pela 5a divisão do Argentino em 2013/ Foto: Reuters

Confira abaixo a homengem do maior ídolo do futebol argentino após ascenso histórico do Riestra:

Foto Destaque: Reprodução / Elviola

Ivana Moreira
Sou jornalista por formação e acredito que essa profissão é indispensável para a sociedade. Passei pela área de assessoria de comunicação e estou em busca de novas experiências dentro do jornalismo. Desde a infância o esporte sempre fez parte da minha vida principalmente o futebol sempre assistia aos jogos e torcia! Acredito também na representatividade das mulheres dentro desse espaço tão masculino, afinal mulher também entende de futebol!