Na última terça-feira (4), o Fluminense anunciou a contratação do uruguaio Leo Fernández, principal reforço do clube para o segundo semestre de 2023. O meio-campista de 24 anos foi emprestado pelo Tolouca, do México, até julho de 2024, com o Tricolor tendo a opção de compra ao término do vínculo para mais quatro anos.
Camisa 10 do Tolouca, Leo Fernández vestirá a 17 no Fluminense. Desde 2020 no clube mexicano, o uruguaio apresenta ótimos números nas últimas temporadas e será importante no plantel comandado por Fernando Diniz. Canhoto, com bom chute média-longa distância, o jogador é versátil e pode desempenhar diversas funções no meio-campo tricolor.
Números de Leo Fernández no Tolouca
Como citado, Leo Fernández chegou ao Tolouca em 2020, primeiramente por empréstimo do Tigres. Posteriormente, em virtude das boas atuações do uruguaio, o clube optou por comprar o meia em definitivo. Ao todo, pelos Diablos Rojos (apelido do Tolouca no México), ele disputou 68 jogos, marcou 25 gols e concedeu 18 assistências.
Neste recorte, levando em conta a passagem de Leo pelo Tolouca, o jogador uruguaio precisa de 105 minutos para participar de um gol. Além disso, segundo o Sofascore, site referência em dados e estatísticas do futebol, o meia chutou 129 vezes (sendo 62 no alvo), deu incríveis 161 passes decisivos e criou 32 grandes chances.
Carreira de Leo Fernández
Revelado pelo modesto Fénix, do Uruguai, Leo Fernández estreou em 2015 nos profissionais do time. Deixou o clube em 2019, com a excelente marca de 12 gols feitos em 15 jogos. Negociado com o Tigres, do México, o meio-campista uruguaio acabou não sendo muito aproveitado na equipe e foi emprestado no mesmo ano para a Universidad do Chile.
No time chileno, Leo pouco atuou. Desse modo, partiu para outro empréstimo, dessa vez para o Tolouca, com uma duração de seis meses. Após tal período, retornou ao Tigres, mas foi negociado em definitivo com os Diablos Rojos, onde estava até então. Na última temporada, o uruguaio marcou 10 gols e deu 12 assistências em 39 jogos. Entretanto, no Clausura (espécie de 2º turno do Campeonato Mexicano), ele perdeu espaço e jogou apenas 14 partidas, com três tentos feitos e duas assistências.
“É uma felicidade enorme chegar ao Fluminense e poder representar este clube. Para nós, uruguaios, a liga brasileira é muito importante. Chegar a um clube tão importante como é o Fluminense é um sonho. Espero aproveitar a oportunidade da melhor maneira”, disse Leo, em entrevista ao site oficial do Fluminense.
Fã assumido de Ronaldinho Gaúcho, que inclusive teve rápida passagem pelo Fluminense já no fim da carreira, Leo Fernández é conhecido por ser um meio-campista polivalente, podendo atuar tanto de maneira centralizada quanto pelos lados. Se precisar, o uruguaio também consegue desempenhar a função de segundo volante.