Uma notícia que agitou os bastidores do Corinthians na manhã desta terça-feira (17), foi a resposta do presidente do Argentinos Juniors, Cristian Malaspina, ao interesse do Alvinegro de Parque São Jorge na contratação do lateral-direito Santiago Montiel.
O Corinthians está devendo valores referentes ao pagamento do volante Fausto Vera, e segundo o dirigente do time argentino, enquanto estes valores não forem pagos, as relações comerciais do Timão estão rompidas, e não haverá chance do negócio envolvendo Montiel avançar.
“Deveriam pagar o Fausto Vera primeiro. Estão rompidas as relações comerciais e serão proibidos (de contratar) pela Fifa. Eles têm uma demanda na Fifa. Se não pagarem, não poderão contratar”, afirmou Cristian Malaspina.
A relação entre Corinthians e Argentinos Juniors começou a ficar conturbada após o clube brasileiro atrasar o pagamento de uma das parcelas pela contratação do volante Fausto Vera. O Timão já acumula dois meses de atraso desde o vencimento de uma das parcelas previstas para ser paga em 2023.
O meia custou sete milhões de euros aos cofres corintianos, (aproximadamente R$27 milhões de reais), e tem contrato com o time de Parque São Jorge até o dia 30 de junho de 2026.
Torcedores questionam atraso no pagamento por Fausto Vera após arrecadação com vendas de atletas
Boa parte das jovens promessas do Corinthians foi negociada, e outros jogadores importantes, como Roger Guedes foi vendido durante a 2ª janela de transferências em 2023. O valor arrecadado pelo Timão com a venda destes jogadores girou em torno de 29,35 milhões de euros (R$155,84 milhões de reais), conforme levantamento da Pluri Consultoria em parceria com o portal Lance.
O Corinthians foi o 2º clube brasileiro que mais arrecadou com a venda de jogadores na janela, e o valor arrecadado seria mais do que suficiente para o clube realizar o pagamento em aberto com o Argentinos Juniors, e desta forma, conseguir pensar no planejamento do elenco para 2024, quem sabe, já com o acerto por Montiel ainda nesta temporada.
O atraso do pagamento desta parcela por parte do Timão causou revolta e levantou diversos questionamentos da torcida no X (antigo Twitter), em vários comentários na rede social, foi possível observar o descontentamento, e até mesmo o inconformismo da Fiel Torcida m relação à mais este problema apresentado.
Para boa parte dos internautas, é impossível um clube ter arrecadado tanto com vendas de jogadores, e não conseguir arcar com seus compromissos, podendo receber um Transfer Ban da FIFA, e ficar impossibilitado de fazer novas contratações;
Curioso o time fatura um bilhão mas não conseguir pagar oq deve
— Weslly Costaᶜʳᶠ (@WesllyC1) October 16, 2023
O Corinthians parece aquele amigo q compra fiado, não paga e depois pede dinheiro emprestado na maior cara de pau
— Bipolaridade RN (@orgulhodeserRN) October 16, 2023
como que pode o Corinthians ter vendido quase um time inteiro e ainda estar devendo um clube argentino, né? meu pai amado…
— 90min Brasil (@90minbrasil) October 16, 2023
Corinthians encara o Fluminense, em duelo decisivo contra o rebaixamento
Com vários problemas fora de campo, o Timão tenta resolver a sua situação dentro das quatro linhas, e dessa maneira, eliminar qualquer chance de rebaixamento, que ainda paira sobre o time em 2023.
Os comandados de Mano Menezes estão na 14ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos, a apenas quatro do Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Portanto, os próximos jogos, do Alvinegro na competição serão importantes para o Corinthians pontuar, e se afastar de vez do risco da Série B em 2024.
O próximo compromisso do Alvinegro de Parque São Jorge no Brasileirão será diante do Fluminense. A partida acontece nesta quinta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã.
Com a pausa para a Data FIFA, Mano Menezes aproveitou o tempo sem jogos para conhecer mais o elenco, e implementar seu plano de jogo para os próximos compromissos do Timão nesta temporada. Algumas peças como Wesley e Pedro, crias da base corintiana, poderão ganhar mais espaços no time titular, tendo em vista os treinos realizados nos últimos dias.