Lateral do Atlético-MG, Guilherme Arana foi convocado para a Seleção Brasileira por Fernando Diniz. Ele vai substituir Caio Henrique, do Monaco, que sofreu grave lesão e não poderá estar com o grupo. O atleticano volta ao time do Brasil após uma lesão séria que tirou ele a chance de disputar a Copa do Mundo. O jogador celebrou a convocação nas redes sociais.
🚨 🇧🇷 Guilherme Arana foi o escolhido por Fernando Diniz para substituir Caio Henrique na Seleção Brasileira.
Primeira convocação após a lesão que o tirou da Copa do Mundo no fim de 2022. Merecido! pic.twitter.com/VQ0Upa9HGO
— Alecsander Heinrick (@alecshms) September 28, 2023
Em comunicado sobre a convocação, Arana relembrou a lesão sofrida e destacou a sensação de estar de volta à Seleção Brasileira, realizando um dos grandes sonhos de sua carreira.
– Não foi fácil! Muito pelo contrário, após a lesão, foi um período bem difícil e somente quem esteve ao meu lado sabe tudo o que passei para superar a frustração de não ter ido para a Copa e também para me recuperar bem e voltar, ainda mais, forte. Mas aqui estou, firme e bem focado. E, hoje, pra alegrar as nossas vidas, recebemos a notícia de que voltarei a realizar o meu sonho, que é vestir a camisa amarela e representar o nosso país. O sentimento é o melhor possível e não dá pra expressar essa sensação apenas com palavras.
Arana ficou nove meses lesionado, desde setembro de 2022 até junho de 2023. Pela força que recebeu nesse período, o lateral agradeceu desde a esposa, a família, até os torcedores, incluindo o próprio Atlético. Mas quem ganhou um agradecimento especial mesmo foi a equipe médica do Galo que cuidou dele.
– Gostaria de agradecer à minha esposa, meus pais, familiares e amigos, que me ajudaram a seguir adiante e foram fundamentais para eu enfrentar e vencer inúmeros desafios. Ao Galo e torcedores, obrigado por todo o suporte e carinho. Todos vocês são super importantes na minha carreira e esse retorno à seleção é algo maravilhoso. Também queria agradecer de forma especial ao departamento médico e físico do clube, que estiveram comigo do começo ao fim e, sem o trabalho desses profissionais, nada seria possível. Obrigado, obrigado, obrigado.
Apoio de Arana à Caio Henrique
Por fim, Arana ainda teve tempo de lembrar de Caio Henrique, que passa agora por uma situação parecida com que ele passou, de lesionar e perder oportunidade na Seleção: “Queria expressar, do fundo do meu coração, o meu carinho e apoio ao Caio Henrique. Espero que você tenha a melhor recuperação possível e que, muito em breve, retorne aos gramados. Fique firme, pois irá superar esse momento”.
No dia anterior, quando Caio se manifestou nas redes sociais sobre a sua lesão e a desconvocação, Arana deixou uma mensagem de apoio: “Melhoras, mano. Deus abençoe sua recuperação”.
Lesão tirou Arana da Copa do Mundo
Guilherme Arana fez uma temporada de dar inveja pelo Atlético em 2021, sendo de longe o melhor lateral-esquerdo do país. Em 2022, a produção dele caiu juntamente com a do time atleticano, mas isso nunca o distanciou da Seleção Brasileira, como o próprio Tite afirmou na época. A lateral-esquerda é uma posição que gera muita discussão no Brasil e é uma das poucas que não há uma unanimidade de convocados.
Arana era um dos nomes fortes, e Tite deu a entender que provavelmente convocaria o jogador do Atlético para a Copa do Mundo do Catar. Mas uma lesão encerrou o sonho do lateral. Em 7 de setembro de 2022, nos minutos finais da partida contra o Red Bull Bragantino, Arana sofreu uma entrada dura do atacante Carlos Eduardo. Na hora, apenas vendo o lance, já parecia ser algo sério. No dia seguinte, a confirmação: lesão multiligamentar, comprometendo os ligamentos cruzado posterior e colateral medial, além de ruptura no menisco medial e na cartilagem.
A previsão de recuperação de Arana era de, no mínimo, oito meses. Ou seja, ele já sabia que estava fora da Copa do Mundo, que aconteceria dois meses depois: “Eu estava vivendo uma fase especial, próximo de realizar um sonho de jogar uma Copa do Mundo. Quando recebi a entrada, vi que não era normal, senti uma dor muito grande na hora. Na segunda tinha convocação. Eu estava convocado, mas fui cortado. O Tite me ligou, foram dias difíceis”, disse o lateral à GaloTV.
Arana retornou aos gramados em junho de 2023 e, desde então, vem evoluindo cada vez mais, voltando a ser aquele grande nome que já foi pelo Atlético. Ainda é claro que o jogador não atingiu o mesmo teto dos últimos anos, mas está muito bem encaminhado para tal, principalmente para um jogador que ficou nove meses parado.