Corinthians: Cássio decide e aumenta vantagem como maior pegador de pênaltis

Cássio, goleiro do Corinthians, mais uma vez foi o grande protagonista do time em mais uma disputa de pênaltis. O arqueiro defendeu as cobranças de Paulinho Boia e Benítez e ajudou o Timão a se classificar para as semifinais da Copa do Brasil. O Alvinegro de Parque São Jorge venceu o América-MG no tempo normal pelo placar de 3 x 2, jogando na Neo Química Arena, em partida realizada na tarde deste sábado (15), e se recuperou da derrota sofrida por 1 x 0 no jogo de ida em Minas Gerais. Agora, o adversário do Timão na milionária competição da CBF é o São Paulo, que eliminou o Palmeiras, em pleno Allianz Parque na última quinta-feira (13).

Com o passar dos anos vestindo a camisa do Corinthians, Cássio se mostra como candidato forte a assumir o posto de maior goleiro da história do Alvinegro de Parque São Jorge. Além da posição de liderança dentro do elenco, suas exibições decisivas e principalmente suas defesas em disputas de cobranças de pênaltis são fatores fundamentais para o goleiro ser o mais completo jogador da posição que vestiu o manto corintiano. Ao longo de 12 anos com a camisa do time paulista, o arqueiro disputou 21 decisões de penalidades máximas, fez 15 defesas decisivas e venceu nada mais nada menos do que 14.

A primeira foi em 2013, no Campeonato Paulista daquele ano, na fase semifinal, diante do São Paulo. Após empate por 0 x 0 no tempo normal, Cássio fez a diferença pegando uma das cobranças e ajudou o Corinthians a se classificar para a grande decisão diante do Santos. Na ocasião, o Timão faturou mais um título estadual em sua história após vencer o primeiro jogo no Pacaembu por 2 x 1, e empatar por 1 x 1, na Vila Belmiro.

Semifinal do Paulistão 2013 – São Paulo 0 (3) x (4) 0 Corinthians

Quatro anos mais tarde, em 2017, Cássio foi decisivo na Copa do Brasil após ajudar o Corinthians a superar o Brusque, ainda na primeira fase da competição. No mesmo ano, o São Paulo, o PSV e o Palmeiras foram vítimas da efetividade do goleiro em cobranças de pênaltis, pelo Paulistão e Flórida Cup. A lista segue com Racing, Ferroviária-SP e Santos em 2019; Retrô em 2021; Boca Júniors e Guarani em 2022, além de Remo, Atlético-MG e América-MG na edição 2023 da Copa do Brasil.

Cássio perdeu apenas sete disputas de pênaltis defendendo o Corinthians

Na outra ponta desta incrível história, Cássio perdeu apenas sete disputas de pênaltis em sua longeva e vitoriosa carreira como goleiro do Corinthians. A primeira foi em 2015, nas semifinais do Campeonato Paulista frente ao maior rival, o Palmeiras. No ano seguinte, mais um revés no Paulistão, dessa vez para o Audax de Fernando Diniz, que foi a grande surpresa daquele ano e chegou ao vice-campeonato estadual. Em 2017, o algoz da vez foi o time do Internacional na Copa do Brasil. Três anos mais tarde, o Palmeiras apareceria novamente no caminho de Cássio em disputa de pênaltis nas semifinais do estadual.

Mais recentemente, o Timão ficou a um passo de conquistar a Copa do Brasil, mas perdeu para o Flamengo, no Maracanã a grande decisão, e em 2023, o Ituano eliminou o time corintiano nas quartas de final do Paulistão, após empate por 1 x 1 no tempo normal.

 

 

 

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.