‘Algoz histórico’ do Botafogo pode ameaçar liderança do clube no Brasileirão; entenda

Em lua de mel com sua torcida, o Botafogo atravessa grande momento na temporada. Com 24 pontos conquistados (oito vitórias e duas derrotas), o Glorioso lidera o Campeonato Brasileiro de maneira isolada. O técnico Luís Castro parece de fato ter encontrado o ‘jeito ideal' do time jogar, e o Alvinegro segue empilhando vitórias e deixando outras equipes pelo caminho. No entanto, no próximo compromisso pelo Brasileirão, o clube de General Severiano tem parada dura pela frente.

Após a pausa  da Data FIFA, o Botafogo volta a campo nesta quinta-feira (22), às 20h (horário de Brasília), para enfrentar o Cuiabá, fora de casa, na Arena Pantanal. Números mostram que o Dourado é uma pedra no sapato na vida do Glorioso. Isso porque, ao longo da história, o time carioca venceu apenas uma vez, e o clube mato-grossense leva vantagem no confronto direto.

Cuiabá x Botafogo: retrospecto histórico

Pelo fato do Cuiabá ser um time jovem, já que foi fundado em dezembro de 2001, o Botafogo enfrentou poucas vezes o Dourado ao longo da história. Contudo, pegando todos os duelos entre as equipes, fica fácil de notar o quanto a equipe do Mato Grosso dá trabalho ao Alvinegro. Ao todo, foram cinco jogos disputados, com três vitórias do Auriverde, um triunfo dos cariocas e um empate.

No quesito ‘gols marcados', vantagem também para o Cuiabá: cinco bolas na rede contra três tentos do Botafogo. Nos últimos dois embates entre os times, duas vitórias por 2 x 0 para o Dourado, ambas válidas pelo Campeonato Brasileiro de 2022.

Confira todos os jogos entre Cuiabá e Botafogo

  • Botafogo 0 x 2 Cuiabá (Brasileirão 2022)
  • Cuiabá 2 x 0 Botafogo (Brasileirão 2022)
  • Cuiabá 0 x 0 Botafogo (Copa do Brasil 2020)
  • Botafogo 0 x 1 Cuiabá (Copa do Brasil 2020)
  • Botafogo 3 x 0 Cuiabá (Copa do Brasil 2019)

Temporada do Cuiabá

Além de ser uma espécie de ‘algoz histórico' do Botafogo, o Cuiabá faz boa temporada, acumula números expressivos e promete dificultar a vida do líder do Brasileirão. Atual tricampeão mato-grossense, o Dourado disputou 29 jogos até o momento em 2023. Foram 18 vitórias, cinco empates e seis derrotas, totalizando um aproveitamento de 68%, o 5º maior entre os 20 clubes da Série A. São 53 gols marcados e 25 sofridos.

'Algoz histórico' do Botafogo pode ameaçar liderança do clube no Brasileirão; entenda
Números gerais do Cuiabá na temporada 2023 até o momento (Sofascore)

No Campeonato Brasileiro, o Cuiabá faz campanha mediana, porém vem cumprindo seu principal objetivo na competição: a permanência na elite do futebol brasileiro. Com 12 pontos ganhos (três vitórias, três empates e quatro derrotas), o Auriverde ocupa a 14ª colocação do certame.

Após demitir Ivo Vieira na 5ª rodada do Brasileirão, o Cuiabá trouxe o também português António Oliveira, que está em sua segunda passagem pelo clube. A reestreia do comandante foi na vitória diante do Cruzeiro, por 1 x 0, fora de casa. Desde que retornou, ele acumulou dois triunfos e dois empates.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.