Desde que chegou ao Palmeiras, em novembro de 2020, ninguém levantou mais taças do que Abel Ferreira no futebol brasileiro. Foram dois títulos da Libertadores (2020 e 2021), dois Paulistas (2022 e 2023), um Campeonato Brasileiro (2022), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul–Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2022). Ele já é o técnico com mais finais pelo Verdão (11) e o segundo mais vencedor (oito conquistas) ao lado de Vanderlei Luxemburgo.
Empilhando taças, o técnico português chama atenção também fora do país, visto interesse de equipes de fora, como Chelsea e Brighton, ambos Inglaterra, e o Nice, da França. Até a Seleção Brasileira colocou Abel como “Plano B“, junto com Fernando Diniz, do Fluminese, e Jorge Jesus, do Fenerbahçe, da Turquia, caso Carlo Ancelotti não aceite.
Nesse cenário de prestígio, Abel Ferreira foi eleito o melhor técnico português da atualidade, segundo votação do SAPO Desporto, portal de notícias de Portugal. A premiação contou com mais de 11 mil participações de leitores do jornal, sendo que o treinador do Palmeiras ficou com 22,26% dos votos.
José Mourinho, técnico bicampeão da Champions e atual campeão da UEFA Conference League com a Roma, da Itália, ficou na quarta colocação com 19.14% dos votos, atrás de Sérgio Conceição (22.26%), do Porto, e Rúben Amorim (20.82%), do Sporting, ambas equipes portuguesas.
Abel Ferreira é escolhido como melhor treinador português da atualidade, superando José Mourinho.
Técnico do Verdão recebeu 22,26% dos votos em pesquisa realizada pelo SAPO Desporto.
🗞️ @onossopalestra | @Infos_palestra pic.twitter.com/qx5K2xgdk6
— Palestra News (@Palestra_News_) May 2, 2023
Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo, teve apenas 1.13% de votos. A votação ainda teve Artur Jorge, do Braga, de Portugal, e Marco Silva, do Fulham, da Inglaterra, como opções.
Essa não foi a primeira vez que Abel Ferreira foi eleito melhor técnico do “país irmão” do Brasil. Em maio de 2022, aconteceu a 56ª edição do prêmio CNID (Clube Nacional da Imprensa Desportiva), da associação de jornalistas esportivos de Portugal, que elegeu o treinador do Palmeiras como o melhor comandante de Portugal em território estrangeiro.
Já em outubro do ano passado, a revista inglesa FourFourTwo o colocou no 26º lugar na lista de 50 melhores técnicos a nível mundial, novamente à frente de Mourinho e Marco Silva.