Abel supera campeão da Champions em premiação portuguesa

Desde que chegou ao Palmeiras, em novembro de 2020, ninguém levantou mais taças do que Abel Ferreira no futebol brasileiro. Foram dois títulos da Libertadores (2020 e 2021), dois Paulistas (2022 e 2023), um Campeonato Brasileiro (2022), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa SulAmericana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2022). Ele já é o técnico com mais finais pelo Verdão (11) e o segundo mais vencedor (oito conquistas) ao lado de Vanderlei Luxemburgo.

Empilhando taças, o técnico português chama atenção também fora do país, visto interesse de equipes de fora, como Chelsea e Brighton, ambos Inglaterra, e o Nice, da França. Até a Seleção Brasileira colocou Abel como “Plano B“, junto com Fernando Diniz, do Fluminese, e Jorge Jesus, do Fenerbahçe, da Turquia, caso Carlo Ancelotti não aceite.

Nesse cenário de prestígio, Abel Ferreira foi eleito o melhor técnico português da atualidade, segundo votação do SAPO Desporto, portal de notícias de Portugal. A premiação contou com mais de 11 mil participações de leitores do jornal, sendo que o treinador do Palmeiras ficou com 22,26% dos votos.

José Mourinho, técnico bicampeão da Champions e atual campeão da UEFA Conference League com a Roma, da Itália, ficou na quarta colocação com 19.14% dos votos, atrás de Sérgio Conceição (22.26%), do Porto, e Rúben Amorim (20.82%), do Sporting, ambas equipes portuguesas.

Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo, teve apenas 1.13% de votos. A votação ainda teve Artur Jorge, do Braga, de Portugal, e Marco Silva, do Fulham, da Inglaterra, como opções.

Essa não foi a primeira vez que Abel Ferreira foi eleito melhor técnico do “país irmão” do Brasil. Em maio de 2022, aconteceu a 56ª edição do prêmio CNID (Clube Nacional da Imprensa Desportiva), da associação de jornalistas esportivos de Portugal, que elegeu o treinador do Palmeiras como o melhor comandante de Portugal em território estrangeiro.

Já em outubro do ano passado, a revista inglesa FourFourTwo o colocou no 26º lugar na lista de 50 melhores técnicos a nível mundial, novamente à frente de Mourinho e Marco Silva.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.