Nesse final de semana começa mais um Campeonato Brasileiro. Com 20 equipes na disputa por pontos corridos, o que os torcedores podem esperar são os times paulistas como fortes favoritos e sempre lutando pelas primeiras posições, fato comprovado pelos maiores campeões e o retrospecto nos últimos anos.
No recorte de 10 anos, são cinco conquistas de clube de São Paulo (Palmeiras 2016, 2018 e 2022 e Corinthians 2015 e 2017), contra três de Minas Gerais (Cruzeiro 2013 e 2014 e Atlético-MG 2021) duas do Rio de Janeiro (Flamengo 2019 e 2020). Em 20 temporadas, são 11 títulos de paulistas contra nove de outros estados.
Dividido por clube, dentre os cinco maiores campeões, quatro são de São Paulo. O Palmeiras lidera com 11, seguido pelo Santos, com oito, e Corinthians, vencedor sete vezes. O Flamengo quebra a hegemonia paulista com o mesmo número de taças do Timão. O Tricolor do Morumbi fecha o top cinco, com seis.
O Guarani, único campeão brasileiro do interior, é outro paulista com título nacional, em 1978.
LEIA TAMBÉM:
- Curiosidades do Brasileirão
- Linha do tempo das bolas da Série A
- Campeonato Brasileiro: relembre os principais artilheiros
Em comparação por estados, o Rio de Janeiro é quem mais se aproxima da “Locomotiva do Brasil“, como é conhecido o território paulista pelo poderio econômico. São Paulo possui 33 Campeonatos Brasileiros, quase o dobro dos cariocas, que têm 17. Bem atrás vem Minas Gerais, com seis, Rio Grande do Sul, cinco, Bahia e Paraná, dois, e Pernambuco, um.
Vale destacar que o último vencedor do Campeonato Brasileiro fora do Sudeste foi o Athletico-PR, em 2001.
Fora de sul e sudeste, é necessário voltar ainda mais no tempo. Há 35 anos, em 1988, o Bahia superou o Internacional e garantiu a terceira e última taça nacional da região Nordeste.
Confira todos os campeões do Brasileirão Série A:
- Palmeiras – 11 títulos
- Santos – oito títulos
- Flamengo e Corinthians – sete títulos
- São Paulo – seis títulos
- Fluminense, Cruzeiro e Vasco – quatro títulos
- Internacional – três títulos
- Grêmio, Bahia, Botafogo e Atlético-MG – dois títulos
- Sport, Athletico-PR, Coritiba e Guarani – um título