O Clássico-Rei entre Ceará x Fortaleza, que decide o Campeonato Cearense, neste sábado (8), terá muita coisa em jogo. Com a vantagem de 2 x 1 do jogo de ida, o Leão do Pici pode igualar uma marca história do rival estadual.
Há 104 anos, o Ceará conquistou cinco estaduais seguidos, entre 1915 e 1919. Caso leve a taça hoje, o Fortaleza iguala essa marca, pois acumulou quatro taças consecutivas do Cearense desde 2019.
O Vozão quase igualou sua marca histórica de mais de 100 anos em três oportunidades: 1975 a 1978, 1996 a 1999 e 2011 a 2014. Já o Fortaleza, além da atual sequência, também acumulou quatro conquistas estaduais entre 2007 e 2010.
LEIA TAMBÉM:
- Grupo do Fortaleza na Sul-Americana 2023: venezuelanos, força argentina e chilenos
- Sport x Ceará reeditam final de 2014 na Copa do Nordeste; relembre o jogo
- Fortaleza acerta a contratação de jogador do Santos
A final do Cearense será o quinto Clássico-Rei na temporada. O Ceará começou com tudo e venceu os três primeiros: dois pela Copa do Nordeste (2 x 0 e 3 x 2) e outro no Cearense (2 x 1). Inclusive, o confronto no torneio regional colocou o Vozão na decisão do Nordestão. Por outro lado, o Tricolor venceu a partida de ida pela final do estadual e diminuiu o prejuízo.
O Ceará tem sido uma pedra no sapato de Juan Pablo Vojvoda, técnico do Leão. Em 15 partidas sob comando do argentino, o Vozão venceu sete clássicos contra cinco do Fortaleza, além de três empates.
Decisão tem motivação a mais
Além do possível pentacampeonato do Leão, a decisão de hoje tem mais coisa em jogo. Ceará e Fortaleza têm 45 títulos cearenses cada e a alcunha de maior campeão estadual também coloca um ingrediente a mais na partida.
Os títulos no Ceará são polarizados, o time mais próximo da dupla é o Ferroviário, com apenas nove conquistas. Logo atrás vem Maguari com quatro, América com dois e Tiradentes, Icasa, Calouros do Ar e Orion FC, cada com uma taça.





