Recém chegado ao Tricolor Paulista, com duas vitórias em dois jogos disputados, Dorival Júnior começa a implementar as suas ideias no time do São Paulo, e aos poucos vai encontrando a melhor forma do time jogar nesta temporada. No último jogo, suas mexidas no time foram fundamentais para que a equipe vencesse o Ituano pelo placar de 1 x 0, pela 3ª fase da Copa do Brasil. O treinador colocou Wellington Rato em campo, e na primeira bola que o atacante teve, marcou o único gol da partida.
Um dos pontos mais elogiados do time do São Paulo desde a chegada de Dorival é a sustentação defensiva que o time obteve nos últimos dois jogos. Nas vitórias sobre o América Mineiro pelo Campeonato Brasileiro, e agora diante do Galo de Itu na Copa do Brasil, o Tricolor não teve a sua defesa vazada. Parte deste positivo desempenho, além da estruturação tática do time, passa pelo desempenho de um dos pilares da defesa são-paulina, e que é o líder de estatísticas defensivas da equipe.
Lucas Beraldo, de 19 anos, foi revelado nas categorias de base do São Paulo, e é o principal nome do setor defensivo do time. Em 2023, o jovem zagueiro conseguiu 22 desarmes, 86 recuperações de bola, foi quem mais interceptou passes adversários, com 14 investidas e ganhou 63% dos duelos individuais contra jogadores de outros times. Além de jogar muito defensivamente, quando o assunto é construir, o jogador não fica para trás. Beraldo já acertou 436 passes verticais, ou seja, aqueles que são feitos de forma direta, além de ter feito 73 lançamentos certos.
Lucas Beraldo (19 anos) entre os jogadores de linha do @SaoPauloFC em 2023:
1º em bolas recuperadas (86)
1º em desarmes (22)
1º em interceptações (14)
1º em eficiência nos duelos (63%)
1º em passes verticais (436)
1º em bolas longas certas (73)
1º em jogos s/ sofrer gol (9)— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) April 26, 2023
Beraldo tem ganhado espaço como titular do São Paulo
A fase do zagueiro é tão boa, e tão impactante para o time do São Paulo, que o jovem vem ganhando cada vez mais espaço no time. O jogo diante do Ituano foi o terceiro seguido como titular, e não fosse pela lesão sentida no jogo de estreia do Brasileirão contra o Botafogo-RJ, o atleta teria completado sete jogos seguidos na equipe principal. Curiosamente, quando Beraldo esteve fora, o Tricolor foi derrotado pelo Glorioso pelo placar de 2 x 1, ainda sob o comando de Rogério Ceni.
Com mais espaço após a lesão de Arboleda, mesmo com o retorno do zagueiro, Beraldo não largou a posição de titular, e viu o argentino Alan Franco ir para o banco de reservas, enquanto Diego Costa, tem entrado aos poucos, após se recuperar de uma síndrome gripal.
Embalado pelos últimos resultados, o time do São Paulo encara o Coritiba pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, a bola rola no estádio Couto Pereira, na capital paranaense, às 16h30 (horário de Brasília) do próximo sábado (29). Após a vitória contra o América Mineiro pelo placar de 3 x 0, na estreia de Dorival Júnior, o Tricolor Paulista subiu na tabela de classificação, e com três pontos ganhos é atualmente o nono colocado da competição.