Zagueiro do São Paulo lidera estatísticas de defesa, veja os números

Recém chegado ao Tricolor Paulista, com duas vitórias em dois jogos disputados, Dorival Júnior começa a implementar as suas ideias no time do São Paulo, e aos poucos vai encontrando a melhor forma do time jogar nesta temporada. No último jogo, suas mexidas no time foram fundamentais para que a equipe vencesse o Ituano pelo placar de 1 x 0, pela 3ª fase da Copa do Brasil. O treinador colocou Wellington Rato em campo, e na primeira bola que o atacante teve, marcou o único gol da partida.

Um dos pontos mais elogiados do time do São Paulo desde a chegada de Dorival é a sustentação defensiva que o time obteve nos últimos dois jogos. Nas vitórias sobre o América Mineiro pelo Campeonato Brasileiro, e agora diante do Galo de Itu na Copa do Brasil, o Tricolor não teve a sua defesa vazada. Parte deste positivo desempenho, além da estruturação tática do time, passa pelo desempenho de um dos pilares da defesa são-paulina, e que é o líder de estatísticas defensivas da equipe.

Lucas Beraldo, de 19 anos, foi revelado nas categorias de base do São Paulo, e é o principal nome do setor defensivo do time. Em 2023, o jovem zagueiro conseguiu 22 desarmes, 86 recuperações de bola, foi quem mais interceptou passes adversários, com 14 investidas e ganhou 63% dos duelos individuais contra jogadores de outros times. Além de jogar muito defensivamente, quando o assunto é construir, o jogador não fica para trás. Beraldo já acertou 436 passes verticais, ou seja, aqueles que são feitos de forma direta, além de ter feito 73 lançamentos certos.

https://twitter.com/SofascoreBR/status/1651254811524841474

Beraldo tem ganhado espaço como titular do São Paulo

A fase do zagueiro é tão boa, e tão impactante para o time do São Paulo, que o jovem vem ganhando cada vez mais espaço no time. O jogo diante do Ituano foi o terceiro seguido como titular, e não fosse pela lesão sentida no jogo de estreia do Brasileirão contra o Botafogo-RJ, o atleta teria completado sete jogos seguidos na equipe principal. Curiosamente, quando Beraldo esteve fora, o Tricolor foi derrotado pelo Glorioso pelo placar de 2 x 1, ainda sob o comando de Rogério Ceni.

Com mais espaço após a lesão de Arboleda, mesmo com o retorno do zagueiro, Beraldo não largou a posição de titular, e viu o argentino Alan Franco ir para o banco de reservas, enquanto Diego Costa, tem entrado aos poucos, após se recuperar de uma síndrome gripal.

Embalado pelos últimos resultados, o time do São Paulo encara o Coritiba pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, a bola rola no estádio Couto Pereira, na capital paranaense, às 16h30 (horário de Brasília) do próximo sábado (29). Após a vitória contra o América Mineiro pelo placar de 3 x 0, na estreia de Dorival Júnior, o Tricolor Paulista subiu na tabela de classificação, e com três pontos ganhos é atualmente o nono colocado da competição.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.