Zagueiro Walce volta a ser relacionado pelo São Paulo após quase 1400 dias e torcida celebra: “ele merece”

Zagueiro revelado pelas categorias de base do São Paulo sofreu graves lesões em sequência

Após exatos 1382 dias desde a última vez que jogou pelo São Paulo, em 8 de dezembro de 2019, o zagueiro Walce voltou a ser relacionado para uma partida do clube paulista – para a alegria da torcida são-paulina. Nesta quarta-feira (20), a partir das 21h30 (horário de Brasília), o Tricolor Paulista recebe no Morumbi o Fortaleza pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Walce será uma das opções para a zaga da equipe de Dorival Júnior, que deve entrar com Alan Franco e Diego Costa como dupla titular. Outro lesionado da defesa também está de volta, trata-se do venezuelano Nahuel Ferraresi, ausência desde fevereiro, quando sofreu grave lesão no joelho em partida contra o Palmeiras.

Tratado como uma das principais joias de cotia, o zagueiro de 24 passou um longo período longe dos gramados e a torcida do São Paulo celebrou seu retorno nas redes sociais. Muitos exaltaram seu grande talento antes das lesões e esperaram que, se não tiver novos problemas físicos, pode voltar a ser importante no elenco. Torcedores também pediram que Dorival dê alguns minutos para o jovem defensor.

Walce sofreu seguintes lesões que impediram seu retorno aos gramados

A serviço da seleção olímpica, em janeiro de 2020, Walce rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante jogo-treino. Após cirurgia e longa recuperação, o jogador teve que ser operado novamente, pois um exame mostrou que havia uma instabilidade articular no local da lesão.

Ainda aconteceria uma terceira intervenção cirúrgica, no mesmo joelho, por uma insuficiência do enxerto responsável pela recuperação do problema. A volta do zagueiro aos gramados só aconteceu em outro clube, em empréstimo ao Juventude, no início desse ano. Pelo Campeonato Gaúcho, Walce jogou oito vezes e chegou a marcar um gol.

Porém, o atleta voltou a sentir dores no joelho operado, e o clube da serra gaúcha decidiu devolvê-lo ao São Paulo em maio. Passados quase quatro meses, a cria de Cotia parece ter se recuperado das dores e pode enfim defender novamente a camisa tricolor.

O zagueiro sempre foi tratado como um dos grandes jogadores dessa geração. Desde os 12 anos no clube, passou por todas as categorias e esteve presentes em diversas convocações da seleção brasileira olímpica. Se não fossem os seguintes problemas físicos, provavelmente estaria nos Jogos Olímpicos de 2020 (disputados em 2021) por ser presença constante no ciclo.

Zagueiro tem forte concorrência no São Paulo

Além da dupla que será titular hoje com Diego Costa e Alan Franco e do recém-adquirido em definitivo Nahuel Ferraresi, Walce disputará posição com os absolutos Robert Arboleda e Lucas Beraldo. Ainda há Matheus Belém, outra cria da base, que tem recebido mais oportunidades no time profissional.

Considerando que Beraldo, aos 19 anos, é tratado como venda certa para clubes da Europa na próxima janela de transferências, abrirá uma vaga dentre os zagueiros titulares e, quem sabe bem fisicamente, Walce não pode ser esse nome.

Números de Walce

  • São Paulo (2019): cinco partidas e nenhum gol;
  • Juventude (2023): oito partidas e um gol;
  • Seleção olímpica (2017-2019): 13 jogos e nenhum gol.

Próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x Flamengo – Copa do Brasil – Morumbi – 24 de setembro (domingo), às 16h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Coritiba – Brasileirão Série A – Morumbi – 27 de setembro (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Corinthians- Brasileirão Série A – Morumbi – 30 de setembro (sábado), às 18h30 (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.