A UEFA, entidade máxima do futebol europeu, divulgou nesta quinta-feira (17) a lista dos indicados ao prêmio de melhor jogador da Europa. Lionel Messi, Erling Haaland e Kevin De Bruyne disputam a premiação, mas foi a ausência de um nome que chamou mais atenção: o de Vinícius Júnior.
Vinicius Júnior vem de sua melhor temporada pelo Real Madrid, da Espanha, com 23 gols e 21 assistências entre Campeonato Espanhol, Copa do Rei, UEFA Champions League, Mundial de Clubes e as Supercopas nacionais e da Europa. Para fãs do jogador, a ausência do brasileiro é injusta, principalmente porque outros jogadores, com desempenho inferior a Vini, estão na lista, casos de Alexis Mac Allister, Declan Rice, Jesus Navas e Marcelo Brozovic.
Confira algumas das reações revoltadas dos brasileiros sobre a ausência de Vinicius Júnior dentre os melhores da Europa, segundo a UEFA.
Se Mac Allister, Rice, Jesus Navas e alguns outros naquela lista jogaram mais que o Vini Jr na temporada 2022/23, então eu não entendo nada de futebol.
Honestamente, que vergonha.
— Real Madrid Brasil (@RealBrasil_BR) August 17, 2023
O que o Vini Jr precisa fazer para ser reconhecido? Ele não estar nem entre os 11 melhores da UEFA é um escárnio. Do sétimo para baixo ele jogou mais que TODOS. Foram 23 gols e 21 assistências em 51 jogos.
Eu devo ter acompanhado outro esporte ou não entendo nada de futebol. pic.twitter.com/NN8zRRDQxG
— Guilherme Alves (@Gui_alvesc) August 17, 2023
Aparentemente o Vinícius Júnior precisa ganhar a La Liga, Copa do Rei, Champions League, marcar 67 gols, dar 45 assistências, ser o artilheiro e campeão da Copa do Mundo, Olimpíadas e Eurocopa e obviamente solucionar o confronto entre Rússia e Ucrânia
Aí talvez esteja no top 5. pic.twitter.com/kcVRdQOoSc
— debate y debate (@debateydebate) August 17, 2023
uma tremenda injustiça, pqp.
— luísa (@_luisaaferreira) August 17, 2023
Índice
Messi e Haaland despontam como favoritos ao prêmio; veja lista completa
O critério para escolha dos melhores da UEFA foi via juri com os treinadores que disputaram as fases de grupos de 2022/23 das três competições europeias: Champions League, Europa League e Europa Conference League, além de técnicos das seleções masculinas de países europeus. Jornalistas selecionados pela European Sports Media também puderam depositar seus votos.
Apesar de ser da UEFA, o prêmio também considera o desempenho por seleções. Ou seja, Messi, campeão do mundo com a Argentina, aparece como grande favorito por seu desempenho na Copa do Mundo de 2022, marcando sete gols e distribuindo sete assistências. Já Haaland, atleta do Manchester City, da Inglaterra, vem de tríplice coroa com os títulos da Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League. O norueguês terminou a temporada 2022/23 com incríveis 52 bolas nas redes em 53 jogos, além de nove passes para gols.
De Bruyne, companheiro de Haaland no City, deve ficar com a terceira colocação, seguida pelo ex-colega Ikay Gundogan e o autor do gol do título da Champions, o volante Rodri. Confira a lista, a partir da 4ª colocação, dos 11 melhores jogadores da Europa.
- 4. Ilkay Gündoğan (Alemanha e Manchester City, agora no Barcelona);
- 5. Rodri (Espanha e Manchester City);
- 6. Kylian Mbappé (França e Paris);
- 7. Luka Modrić (Croácia e Real Madrid);
- 8. Marcelo Brozović (Croácia e Inter, agora no Al Nassr);
- 9. Declan Rice (Inglaterra e West Ham, agora no Arsenal);
- 10. Alexis Mac Allister (Argentina e Brighton, agora no Liverpool);
- 11. Jesús Navas (Espanha e Sevilha) – 6 pontos.
Prêmio da UEFA acompanha Fifa The Best em injustiças ao brasileiro
Em fevereiro desse ano, aconteceu a cerimônia do Fifa The Best, prêmio da entidade máxima do futebol para o melhor do mundo. Messi ficou com a primeira colocação, seguido pelos franceses Kylian Mbappé e Karim Benzema. A premiação contou o desempenho no início de 2022/23, além de todo temporada de 2021/22.
Vini, acumulando ótimos números em metade de 2022/23, somado ao papel de protagonista ao lado de Benzema na conquista da Champions em 2021/22, ficou fora do top-10, terminando em 11º – atrás Achraf Hakimi, Julián Álvarez e Neymar.
Já na edição de 2021/22 do prêmio da UEFA, vencida por Benzema, Vini teve posição melhor do que nesse ano. Com 21 pontos na votação, o brasileiro terminou em nono lugar entre os 10 melhores jogadores da Europa.
Números de Vinicius Júnior evoluem a cada temporada no Real Madrid
A última temporada de Vinicius Júnior foi seu ápice no Real Madrid, acompanhado de um crescimento temporada a temporada desde que chegou, no meio de 2018. Os que não acreditavam no futebol do brasileiro diziam que seria emprestado porque “não tinha bola” para atuar no gigante espanhol. Porém, a realidade mostrou uma evolução absurda do jogador, que aos poucos se colocou como o protagonista do clube hoje – potencializado também pela saída de Benzema.
Veja em números a evolução dos números de Vinicius desde que chegou ao elenco merengue.
- 2018/19: 36 jogos, sete gols (dois pelo Real Madrid B) e 12 assistências (sete no time B);
- 2019/20: 38 jogos, cinco gols e quatro assistências;
- 2020/21: 49 jogos, cinco gols e sete assistências;
- 2021/22: 52 jogos, 22 gols e 20 assistências;
- 2022/23: 55 jogos, 23 gols e 21 assistências.