Vai começar a maior e mais tradicional competição nacional de futebol. O Campeonato Brasileiro Série A de 2023 começa no dia 14 de abril. Nesta terça-feira (14), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela detalhada do torneio. Campeão da Série B de 2022, o Cruzeiro volta para a disputa após três anos. Veja quem é o adversário do Cruzeiro na estreia do Brasileirão.
Índice
Adversário do Cruzeiro
Na edição de 2023, o Cruzeiro estreia fora de casa, mais precisamente em São Paulo. Vai enfrentar o Corinthians, na Neo Química Arena. A partida tem data prevista para o dia 16 de abril, em horário ainda a ser definido.
Retrospecto Corinthians x Cruzeiro
O confronto é uma velha rivalidade do Campeonato Brasileiro. No retrospecto, Cruzeiro e Corinthians já se enfrentaram em 83 partidas, sendo 64 pela competição nacional. Um embate bem acirrado, por sinal. O Timão tem leve superioridade com 33 vitórias, contra 30 da Raposa. Em jogos do Brasileirão, são 25 triunfos do time paulista, contra 22 do time mineiro.
Como visitante, o time celeste venceu 11 dos 20 que disputou, sendo nove vitórias conquistadas em jogos da Série A. A saber, a maior vitória fora de casa do Cruzeiro aconteceu em 2007, com o placar de 3 x 0.
No retrospecto recente, o Cruzeiro venceu quatro dos últimos cinco jogos disputados, ou seja, de 2018 para cá. Os últimos encontros aconteceram no ano do rebaixamento do clube, 2019. No primeiro turno, empate sem gols. Já no returno, vitória da Raposa, fora de casa, por 2 x 1.
Cruzeiro na temporada
O Cruzeiro manteve o técnico Paulo Pezzolano no comando da equipe. O uruguaio foi um dos poucos remanescentes no elenco de 2022, que conquistou o acesso. Após o objetivo, o plantel passou por profunda reformulação para a temporada 2023.
O primeiro compromisso do clube é com o estadual. A Raposa se prepara para entrar em campo, no próximo sábado (18), para a disputa da 6ª rodada do Campeonato Mineiro. Enfrenta o Villa Nova, às 19h (horário de Brasília), fora de casa. Com um campanha atual de uma vitória, dois empates e duas derrotas, o clube se encontra na 3ª colocação do Grupo C, com cinco pontos. Vale lembrar, que novo formato de disputa, apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançam para a próxima fase.
Temporada passada
O ano de 2022 ficou marcado na memória do torcedor celeste. A última temporada marcou o retorno do Cruzeiro à elite do futebol brasileiro, após três anos. A equipe, rebaixada em 2019, passou duas temporadas lutando para não cair para a Série C, mas conseguiu por um fim no sofrimento.
Atolado em dívidas e processos trabalhistas na justiça, a alternativa do clube foi a transformação em Sociedade Anônima do Futebol. A SAF do Cruzeiro foi adquirida por Ronaldo Fenômeno, que passou a ser dono de 90% das ações do clube. A mudança reorganizou o clube, que realizou uma temporada impecável.
A Raposa liderou a Série B desde as primeira rodadas, de forma isolada, e conquistou o acesso mais antecipado da história do torneio. A equipe mineira se consagrou campeão na 32ª rodada, com seis rodadas para o fim. O clube bateu o recorde que era do Corinthians na história de pontos corridos, com quatro rodadas de antecedência. Por fim, o Cruzeiro completou a tabela e encerrou a disputa com 78 pontos, 23 vitórias, nove empates e seis derrotas.
Foto destaque: Cruzeiro/Staff Images





