Veja números do meia De la Cruz, alvo do Flamengo

O Flamengo treinado pelo argentino Jorge Sampaoli começou a se movimentar na janela de transferências, que abre no início de julho. Primeiro, o brasileiro Luiz Araújo, ex-São Paulo, fechou com o Rubro-Negro até 2027. Agora, segundo o GE, o clube carioca abriu conversas para contratar o meia uruguaio Nicolás de la Cruz, do River Plate, da Argentina.

Dirigentes do Mengão conversaram com o staff do atleta no início de maio, quando viajaram para Buenos Aires para enfrentar o Racing, pela Libertadores. Com contrato até o fim de 2025, o meia é sonho antigo do Flamengo, que já havia procurado De la Cruz no momento em que a renovação com o River emperrou, em novembro de 2022. Mas o primeiro contato com o clube argentino apontou para um valor de 15 milhões de euros (cerca de R$ 80 milhões).

Sampaoli também gosta da ideia da contratação pela polivalência de Nicolás, que pode exercer quase todas as funções de meio-campo, além de atuar como um atacante pelo lado esquerdo ou direito.

Confira as estatísticas do alvo do Flamengo, De la Cruz

Utilizando como base o SofaScore, o meia de 25 anos atuou em 89 partidas, sendo 75 como titular, desde o começo de 2021 pelo River. Nesse período, marcou 13 gols e distribuiu 15 assistências. As participações diretas em bolas nas redes não são a principal característica do uruguaio, que é um exímio passador e também ladrão de bolas. De la Cruz realizou 159 desarmes e recuperou 488 bolas durante esse jogos.

Mostrando sua polivalência, o atleta ainda deu 141 passes decisivos, acertou 56% dos dribles e sofreu 199 faltas.

Revelado pelo Liverpool, do Uruguai, o meia se destacou pela primeira vez para o continente durante o Sul-Americano sub-20 de 2017, competição que conquistou. O River não vacilou e contratou o jovem, na época com 19 anos.

Desde 2017, De la Cruz defendeu a camisa dos Milionários, como é conhecido o time argentino, em 185 partidas e, sendo sempre peça importante do clube, conquistou a Libertadores de 2018, a Recopa Sul-Americana de 2019, o Campeonato Argentino de 2021, dentre outros.

O meia é presença quase certa na Seleção Uruguaia, tendo participado das três partidas na última Copa do Mundo, onde foram eliminados na fase de grupos. Com a chegada de Marcelo Bielsa, a expectativa é de que Nicolás continue sendo convocado.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.