Vasco: Prefeitura do Rio elabora plano de operação para retorno de São Januário

Torcida do Vasco elogia estratégia de isolamento no entorno do estádio para facilitar a circulação de pessoas em dias de jogos

Está chegando a hora do torcedor do Vasco enfim voltar à sua casa em 2023. Após um longo período sem receber jogos devido a uma punição sofrida pelo Ministério Público carioca, após a partida contra o Goiás, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o público poderá voltar ao Estádio São Januário nesta quinta-feira (21), às 19h (horário de Brasília), quando o time enfrentará o Coritiba, pela 24ª rodada da competição.

Para evitar quaisquer transtornos e garantir melhores condições e conforto para os torcedores, tanto na chegada, como na saída do estádio, funcionários e moradores da região, a Prefeitura do Rio de Janeiro elaborou um plano de ação para o entorno de São Januário, que vai envolver três pontos principais: ordenamento urbano, mobilidade, e monitoramento das principais vias ao entorno do local da partida.

Como vai funcionar o planejamento operacional no entorno de São Januário?

Três câmeras foram instaladas ao redor de São Januário, e até o final desta semana, mais seis serão colocadas. Tal iniciativa vai permitir que o Centro de Operações Rio faça a fiscalização do local, e realize o monitoramento em tempo real de toda a movimentação da região.

Serão 50 operadores trabalhando em turnos alternados, em uma jornada ininterrupta e diária para garantir a segurança do local e também a correta orientação aos agentes de da prefeitura que vão atuar nos dias de jogos.

Além disso, todo o perímetro do estádio do Vasco será interditado para facilitar o deslocamento dos torcedores a pé. Os bloqueios das vias no entorno de São Januário vão acontecer seis horas antes das partidas, porém este número poderá ser alterado, dependendo da quantidade de ingressos vendidos para o jogo, e da data da partida.

A Secretaria de Ordem Pública do Rio (Seop), e a Guarda Municipal do estado vão disponibilizar juntas um efetivo de 103 profissionais para trabalharem com o ordenamento público nos dias de partida em São Januário.

Deste montante, 29 serão focados em operação de trânsito, enquanto os outros 74 serão destinados ao controle urbano. Além dos recursos humanos, oito motos e 14 viaturas darão apoio a estes agentes. O principal objetivo desta organização é garantir que as vias estejam livres de vendedores ambulantes, e de moradores de rua, garantindo a circulação das pessoas que irão ao estádio acompanhar à partida.

Torcida do Vasco elogia iniciativa de plano de ação para os jogos

Na internet, a torcida vascaína enxerga com bons olhos a iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, e todo o trabalho e investimento por parte das autoridades para garantir que os torcedores tenham segurança e conforto para acompanhar os jogos de seu time do coração.

Entre os pontos mais elogiados, os internautas destacaram o plano de interditar o perímetro de São Januário para facilitar a circulação das pessoas. Em outras ocasiões, os torcedores tinham dificuldades para chegar até o estádio devido à quantidade de veículos estacionados em locais inapropriados, e que dificultavam a movimentação das pessoas.

Vasco promete casa cheia para esta quinta-feira

Em menos de quatro horas, mais de 20 mil ingressos foram vendidos para o confronto entre Vasco e Coritiba. A torcida promete fazer uma linda festa, que pode culminar com uma boa arrancada do Gigante da Colina na luta contra o rebaixamento.

Com 20 pontos na tabela de classificação do Brasileirão, o time Cruzmaltino está na 18ª colocação, quatro pontos atrás do Santos, primeiro time dentro do Z4, e a cinco do Goiás, 16º colocado, e fora da zona da degola.

Na última rodada, o time comandado pelo argentino Ramón Díaz venceu o clássico diante do Fluminense, pelo placar de 4 x 2, em jogo disputado no Estádio Nílton Santos, e aumentou a expectativa de ver o clube fora da zona de rebaixamento.

O jogo diante do Coxa é fundamental para as pretensões do Vasco em evitar o descenso, logo em seu ano de retorno à elite do futebol brasileiro. Em 2022, o Vasco disputou a Série B, e só conseguiu o acesso na última rodada da competição, quando bateu o Ituano por 1 x 0, em Itu.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.