O Vasco pode voltar a ter problemas com a Justiça Desportiva nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Depois de ter ficado quatro jogos sem poder receber público em seus jogos como mandante, entre junho e agosto, agora o clube pode voltar a perder mandos de campo. Além disso, também pode ter desfalques importantes nesta reta decisiva do Brasileirão.
O mais novo problema é um possível suspensão do zagueiro Medel. O chileno foi denunciado e será julgado pela expulsão na derrota para o Santos, no começo de outubro. Na ocasião, na Vila Belmiro, o capitão do time se envolveu na confusão após uma “firula” de Soteldo em campo. Medel recebeu cartão vermelho direto. De acordo com o árbitro Anderson Daronco (RS), ele foi expulso por empurrar Rodrigo Fernandez e Lucas Lima.
Medel será julgado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em “praticar agressão física durante a partida”. A pena prevista é de suspensão de quatro a doze partidas. Pela expulsão, Medel já ficou fora da partida contra o São Paulo, no último sábado, em São Januário.
No entanto, o ato de “empurrar” um adversário não aparece no artigo 254-A entre os exemplos de “agressão física”. “Empurrar acintosamente um adversário” aparece no artigo 250, que tem como pena a suspensão de uma a três partidas, o que daria uma pena mais leve para Medel. O julgamento, na 4a Comissão Disciplinar do STJD, foi marcado para a próxima quinta-feira, 19 de agosto.
Vasco pode voltar a perder mando de campo
No mesmo dia do julgamento de Medel, o Vasco também será julgado, mas por atos de seus torcedores. O clube foi denunciado pelo arremesso de objetos em campo durante a partida contra o América-MG, no Independência, no fim de setembro, em partida válida pela 15 rodada do Campeonato Brasileiro.
Na súmula da partida, o árbitro Ramon Abatti Abel (SC), relatou que a torcida do Vasco arremessou objetos em campo em três ocasiões. Na primeira delas, no fim do primeiro tempo, um copo foi arremessado perto do banco de reservas do América-MG. Já no fim do segundo tempo, um outro copo também foi arremessado e caiu perto da linha do meio de campo.
Já no momento do gol de Jair, aos 47′ do segundo tempo, “diversos copos foram arremessados para dentro do campo de jogo”, segundo o árbitro. No entanto, o juiz ressaltou que, nas três ocasiões, nenhuma pessoa foi atingida.
Por esses copos arremessado em campo, o Vasco foi denunciado e será julgado no artigo 213, III, que fala em “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo”. A pena é de multa de R$ 100 a R$ 100 mil. No entanto, se a Comissão Disciplinar considerar que o caso teve elevada gravidade, o clube pode perder o mando de campo de uma a dez partidas.
Vasco aguarda julgamento de Jair
No STJD, o Vasco ainda aguarda o julgamento do volante Jair no Pleno do Tribunal. O jogador foi suspenso por quatro partidas devido a expulsão contra o Bahia. No entanto, o clube recorreu e conseguiu um efeito suspensivo para o atleta poder atuar até o novo julgamento.
Jair foi julgado no mesmo artigo em que Medel será, que fala em “praticar agressão física durante a partida”. O volante foi punido por uma cotovelada em Luciano Juba, do Bahia, em partida na Arena Fonte Nova.