O racismo parece estar cada vez mais enraizado dentro da sociedade, inclusive dentro do futebol, casos como os de Vini Jr., onde ganhou grande repercussão mundial, além de tantos outros que são divulgados, ou até mesmo tantos outros ocorridos diariamente que nem se quer são citados e vistos pela mídia, parecem não ter fim.
No último sábado (10), em entrevista coletiva, após o empate por 1 x 1 de Corinthians e Cuiabá, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Vanderlei Luxemburgo falou de seus tempos como comandante do Palmeiras e sobre como descobriu os atletas da base, em especial Danilo ex-Palmeiras, agora no Nottingham Forest e Patrick de Paula, atualmente o jogador pertence ao Botafogo e vem se recuperando de lesão. Contudo, quanto ao Patrick, o treinador acabou se referindo ao ex-jogador do Palmeiras como “canhotinho escurinho”.
Após a coletiva, começaram a surgir comentários e conversas dos usuários do twitter mencionando sobre o termo, que não foi bem visto por muitos e tem repercutido negativamente nas redes sociais.
Confira abaixo a repercussão da fala de Vanderlei, em especial no Twitter.
Essa fala de Vanderlei Luxemburgo se referindo ao Patrick de Paula, como "escurinho canhotinho".
É lamentável……pic.twitter.com/WZ9pvUsS3y
— SOBRE CORINTHIANS (@sobrerinthians) June 11, 2023
"ele é reserva do ESCURINHO lá, qual é o nome dele?"
Luxemburgo, AGORA, na coletiva, referindo-se ao Patrick de Paula
— Gabriel Rodrigues (@gabsrodcamargo) June 11, 2023
Bora levantar # fora luxemburgo como fizeram com o Cuca
— Fur ˢᶜᶜᵖ (@Fur_oz) June 11, 2023
A Jovem Pan também repercutiu sobre a fala dita pelo treinador. O veículo publicou em seu twitter o texto completo, incluindo a frase “NÃO PRECISAVA”.
NÃO PRECISAVA…
Na coletiva, Luxemburgo falou sobre o uso de jogadores da base do Corinthians e relembrou como descobriu Danilo, em seus tempos de Palmeiras. Porém, a declaração ganhou destaque pelo uso da descrição "canhotinho escurinho" para definir Patrick de Paula. pic.twitter.com/L67WBsSiE0
— Jovem Pan Esportes (@JovemPanEsporte) June 11, 2023
Sobretudo, há outras pessoas que consideraram a fala de Vanderlei como normal, e saíram em defesa do treinador. Alguns até consideraram como “mimimi” e outros mencionaram como “a turma da lacração”.
Abaixo dois de alguns dos comentários de pessoas que entenderam a fala do treinador como “não preconceituosa”.
Até o momento, o atleta Patrick de Paula não se manifestou sobre a fala polêmica do treinador Vanderlei Luxemburgo. Além dele, o técnico também não se pronunciou após a repercussão. Sobretudo, o treinador deverá ser abordado em próxima entrevista, sobre esta polêmica na coletiva pós o jogo, onde o Corinthians ficou num empate de 1 x 1 com o Cuiabá. Com o resultado, o Timão permanece na 16ª colocação, com nove pontos, uma posição acima do z4.