Na tarde deste domingo (14), às 18h30, o Cruzeiro enfrentará o América Mineiro, na reedição das semifinais do campeonato estadual de 2023. Nesta temporada, o Coelho venceu todos os confrontos que teve contra a Raposa. Foram três jogos válidos pelo Campeonato Mineiro. Vindo de derrota para o Fluminense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o time treinado pelo português Pepa, precisa da vitória para se recuperar na competição, e não se distanciar da parte de cima da tabela. Após a derrota para o Corinthians, ainda na primeira rodada do Brasileirão, o time celeste vinha em uma ótima sequência de quatro vitórias seguidas, incluindo a classificação do time mineiro para as oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Náutico.
Com nove pontos ganhos em cinco jogos, o Cruzeiro tem três vitórias e duas derrotas no Campeonato Brasileiro, e tem a mesma pontuação que o Flamengo, Athletico Paranaense, e Fortaleza, porém, pelos critérios de desempate, a Raposa se mantém na 7ª colocação, com sete gols marcados, e dois sofridos. Desde que a SAF foi implementada no clube Celeste em 2022, o torcedor vive a expectativa de títulos e de resultados melhores nesta temporada, já que no ano passado, o time mineiro foi campeão do campeonato estadual, e também venceu com sobras o Campeonato Brasileiro da Série B, ainda sob o comando do técnico Paulo Pezzolano.
Porém, para o jogo deste domingo, o técnico Pepa terá um desfalque de última hora. Matheus Vital, um dos destaques do time na temporada, e jogador muito querido pelo torcedor, sentiu uma lesão no adutor da coxa e não vai para o jogo diante do Coelho. A lesão costuma ter um prazo de recuperação entre 10 e 15 dias, o que pode se tornar um problema para o time que ainda disputa a Copa do Brasil. Além de Vital, outros jogadores do time titular devem ser poupados para o jogo contra o América Mineiro devido à sequência de jogos que o time tem neste momento da temporada.
Com lesão no adutor, Mateus Vital desfalcará o Cruzeiro contra o América, no Independência.
— Leonardo Garcia Gimenez (@leonageral) May 14, 2023
Cruzeiro tem sequência intensa na temporada
Na sequência da temporada, a Raposa encara respectivamente, Grêmio, Cuiabá, Flamengo, novamente Grêmio e fecha esse ciclo no clássico com o arquirrival Atlético Mineiro, em jogo inicialmente marcado para o dia 3 de junho. Sendo assim, o técnico Pepa terá muito trabalho para administrar a condição física dos atletas e manter o time inteiro para este calendário apertado.