Um ano de Luís Castro no Botafogo: veja números do técnico português no Fogão

No último sábado (25), o técnico Luís Castro completou um ano a frente do comando do Botafogo. Confira neste artigo especial do Futebol na Veia, os números do treinador português no comando do Fogão.

Números de Luís Castro

São 55 jogos do Botafogo sob comando de Luís Castro desde que chegou em 25 de março de 2022 para substituir Enderson Moreira e torna-se o primeiro técnico da SAF do time carioca. O português conquistou 24 vitórias, empatou 11 vezes e perdeu 20 partidas.

Dividindo por competição, o Fogão de Castro jogou as 38 rodadas do último Campeonato Brasileiro, onde venceu 15, perdeu 15 e empatou oito. A equipe terminou na 11ª colocação e entrou na Copa Sul-Americana deste ano.

Castro não chegou a tempo de disputar o Carioca de 2022. Então, a edição de 2023 foi a primeira para o português. De forma frustrante, o time não conseguiu avançar às semifinais e ficou em quinto, tendo que disputar a Taça Rio para se classificar a Copa do Brasil de 2024. O clube da Estrela Solitária joga hoje (27) com a Portuguesa-RJ em busca de uma vaga na final.

A primeira competição com a assinatura do português foi a Copa do Brasil do último ano. O Botafogo iniciou na terceira fase da competição contra o Ceilândia e amassou o time do Distrito Federal por 3 x 0 nos dois jogos. Nas oitavas, porém, foi eliminado pelo América Mineiro em duas duras derrotas por 3 x 0 e 2 x 0. Em 2023, o Fogão superou o Sergipe-SE e o Brasiliense para alcançar a 3ª do torneio. O sorteio acontece na próxima quarta-feira (29).

Polêmicas e protestos da torcida

A primeira rusga da torcida alvinegra com Luís Castro aconteceu após a eliminação para o América Mineiro em pleno Nilton Santos, em julho de 2022. Os protestos foram de “time sem-vergonha” até xingamentos direcionados ao português.

No início de março desse ano, Castro foi alvo novamente junto com John Textor, dono da SAF do clube. Os muros do Centro de Treinamento do Botafogo foram pichados.

Foto: Reprodução/ SUSA/ Icon Sport

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.