Um ano de Diniz no Flu: veja números na segunda passagem do técnico

“Vitória, Fluminense!”. A frase utilizada por Fernando Diniz após cada triunfo do Tricolor reflete bem o que se passou nesse um ano de trabalho a frente dos cariocas. No melhor momento de sua segunda passagem, o técnico de 49 anos completa 365 dias sob o comando do Flu, confira os números até aqui.

Desde que retornou, em 30 de abril de 2022, o técnico treinou a equipe em 66 partidas, onde venceu 42 delas, empatou 10 e perdeu 14. Números que resultam em 68,7% de aproveitamento a frente do Flu. Focado no jogo de posse de bola, saída pelo chão e aproximação de jogadores no setor da bola, o Fluminense marcou 133 gols nesse período, média superior a dois por partida. A equipe ainda finalizou 11,6 e teve 61,7% de posse de bola em média.

Não apenas pelo setor ofensivo a equipes se destaca. Na defesa, o Fluminense de Diniz passou 29 partidas sem ser vazado (44% dos jogos) e sofreu 61 gols, menos de um a cada 90 minutos.

Substituindo o ídolo do time carioca Abel Braga, Diniz rapidamente colocou em prática seu jogo e fez grandes campanhas no Campeonato Brasileiro, onde terminou em terceiro, e na Copa do Brasil, chegando às semifinais. Esse desempenho garantiu a renovação de contrato do técnico até dezembro de 2024.

Em 2023, o trabalho que já era muito bom, evoluiu. A Taça Guanabara veio com vitória de virada em cima do rival Flamengo. Na sequência, pelo título Carioca, o Tricolor reverteu a vantagem de dois gols e aplicou uma goleada por 4 x 1 no time da Gávea, garantindo o bicampeonato estadual. Com o título, Diniz foi eleito o melhor técnico da competição.

Para o restante da temporada, o Fluminense disputa Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. Se depender de Diniz e sua vontade de trabalhar, o time entra para vencer todas. Atualmente, está nas oitavas de final da copa nacional, lidera o grupo na competição continental e no Campeonato Brasileiro está em 5º com duas vitórias em três jogos.

O próximo desafio é justante valendo a liderança em sua chave na Libertadores. O Flu recebe no Maracanã o River Plate, da Argentina, na próxima terça-feira (2), às 21h (horário de Brasília).

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.