Acabou a paciência? Torcida quer expulsar Renato Augusto do Corinthians

Meia de 35 anos sentiu panturrilha na última partida e não treinou por dois dias consecutivos

Aproveitando o tempo parado por conta da data Fifa, o técnico Mano Menezes realizou novo treino com o elenco do Corinthians nesta quarta-feira (11), mas não pôde contar com o meia Renato Augusto pelo segundo dia consecutivo. O jogador sentiu a panturrilha no empate com o Flamengo no último sábado (7) e ainda não tem condições de trabalhar no campo. Enxergando a dificuldade do jogador de 35 anos em se manter saudável, a torcida corintiana perdeu a paciência.

O Alvinegro de Itaquera realizou 61 partidas na temporada e Renato esteve fora em 27 delas por lesões, sendo poupado ou suspenso – chegando quase aos 50% dos jogos ausente. Nesse ano, os problemas físicos foram um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito em março, lesão no menisco em abril e seguintes lesões na panturrilha, como a atual. O técnico anterior, Vanderlei Luxemburgo, chegou a forçar e utilizar o jogador quando ainda não estava totalmente recuperado, fato que resultou em novos problemas.

O vínculo de Renato Augusto com o clube vai até o final desse ano e existe a possibilidade de renovação, provavelmente a ser avaliado por Mano nos próximos jogos. Para parte da torcida no X (ex-Twitter), não há discussão: o jogador não tem condições de continuidade e não deve ter o contrato renovado.

Dentre alguns comentários agressivos e pejorativos em relação à questão física de Renato, um torcedor sugeriu que ele, ao se aposentar, ocupe a vaga de Alessandro Nunes, o contestado gerente de futebol do Corinthians.

Confira algumas das reações dos corintianos após Renato Augusto não participar do treinamento pelo segundo dia consecutivo.

Com ou sem Renato Augusto, clube precisa dar resposta no Brasileirão

Apenas o 13º colocado no Campeonato Brasileiro, o Corinthians precisa reagir na competição. Com 31 pontos, tem apenas quatro de vantagem de Vasco e Goiás, os dois primeiros times na zona de rebaixamento. Além do resultado, o clube paulista vive fase de futebol muito abaixo, o que levou a demissão de Luxemburgo na última semana de setembro e a chegada de Mano.

Como o esperado, a mudança na comissão técnica não melhorou a equipe instantaneamente, tanto que o Alvinegro saiu para o Fortaleza nas semifinais da Copa Sul-Americana, não oferecendo nenhuma resistência ao ser batido por 2 x 0. No Brasileirão, perdeu para o rival São Paulo por 2 x 1 (poderia ter sido mais) e empatou com o Flamengo jogando muito menos.

Confira alguns dos próximos compromissos do time na temporada.

  • Fluminense x Corinthians, Brasileirão Série A, Rio de Janeiro-RJ – 18 de outubro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).
  • Corinthians x América-MG, Brasileirão Série A, São Paulo-SP – 21 de outubro (sábado), às 18h30 (horário de Brasília).
  • Cuiabá x Corinthians, Brasileirão Série A, Cuiabá-MT – 24 de outubro (terça-feira), às 21h30 (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.