“Não pode ser titular”: Torcida do Palmeiras perde paciência com Marcos Rocha

Lateral-direito teve má atuação contra o Boca Juniors e torcedores alviverdes questionam uma possível renovação

O Palmeiras conseguiu segurar o 0 x 0 contra o Boca Juniors na noite da última quinta-feira (29) e precisa de uma vitória simples na próxima semana para avançar à final da Copa Libertadores. A equipe argentina criou diversas chances e boa parte delas foram do lado esquerdo do ataque, no caso à direita da defesa palmeirense, que conta com o lateral-direito Marcos Rocha, muito questionado pela torcida palmeirense nas redes sociais.

Em um dos lances mais perigosos do jogo, Rocha não cortou um cruzamento e deixou a bola chegar em Fabra, que cabeceou e exigiu grande defesa de Weverton. O goleiro alviverde também viria salvar em finalização forte do jovem Valentín Barco, dessa vez driblando o lateral-direito do Palmeiras facilmente. Assista às jogadas abaixo.

Os lances causaram uma onda de críticas ao experiente jogador. Muitos palmeirenses defendem que Marcos Rocha não pode mais ser titular da equipe, devolvendo Mayke à lateral (atualmente joga como ponta). O vínculo com o lateral-direito vai até o final desse ano, mas será provavelmente renovado até o fim da próxima temporada – para ira dos torcedores por outra má atuação.

Nessa temporada, Rocha sofreu com lesões e jogou 33 vezes (29 como titular). Por outro lado, Mayke, o concorrente na posição, esteve em campo em 45 oportunidades, sendo 32 delas entre os 11 iniciais.

O técnico Abel Ferreira também é criticado por escolher o atleta – um palmeirense até sugeriu que Marcos Rocha pedisse para não jogar, pois o português não faria isso. Sobram também questionamentos para a direção alviverde pela provável renovação do atleta. Veja as reações negativas dos torcedores no X, o antigo Twitter.

Apesar das críticas, Marcos Rocha é parte da história vencedora recente do clube

Desde 2018 no clube, vindo do Atlético-MG, Marcos Rocha venceu quase tudo que poderia no Palmeiras. Levou dois Campeonatos Brasileiros, duas Copa Libertadores, três Campeonatos Paulistas, uma Recopa Sul-Americana e uma Supercopa do Brasil, faltando apenas o Mundial de Clubes para o jogador, extremamente vencedor na carreira desde o Galo.

Todas as cinco temporadas completas do lateral-direito tiveram mais de 35 jogos, sendo quatro com mais de 40, mostrando sua importância em todos os títulos conquistados e por vezes apontado como o melhor da posição no Brasil.

No total pelo clube, são 262 partidas com oito gols. Projetando uma renovação por mais um ano, Rocha provavelmente chegará ao grupo celeto de jogadores com mais de 300 exibições pelo Alviverde.

Além da Libertadores, Palmeiras sonha com Brasileirão

Apenas uma partida separa o Palmeiras da decisão da Libertadores, mas ainda há esperança no Brasileirão. O clube paulista está em segundo e sete pontos atrás do líder Botafogo, ainda tendo um confronto direto a ser disputado em novembro, no Rio de Janeiro. O Glorioso vive péssimo momento na temporada, com uma queda de desempenho e quatro derrotas consecutivas.

Para se consolidar na briga pelo título, Abel Ferreira precisará mostrar a força do elenco e não tropeçar nas rodadas seguintes para Bragantino e Santos.

Confira a classificação completa do Brasileirão e os próximos jogos do Palmeiras.

Próximos jogos

  • Bragantino x Palmeiras, Brasileirão Série A, Nabizão, Bragança Paulista-SP – 1 de outubro (domingo), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Palmeiras x Boca Juniors, Libertadores, Allianz Parque, São Paulo-SP – 05 de outubro (quinta-feira), às 21h30 (horário de Brasília);
  • Palmeiras x Santos, Brasileirão Série A, Allianz Parque, São Paulo-SP – 08 de outubro (domingo), às 16h (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.