Com Mano “balançando” no cargo, torcida do Internacional pede volta de ídolo

Apesar de um 2022 finalizado de forma positiva com o vice-campeonato brasileiro sob o comando de Mano Menezes, esse ano tem sido ingrato com o Internacional. A equipe gaúcha foi eliminada nas semifinais do estadual, ocupa o segundo lugar no grupo B da Libertadores com cinco pontos somados e perdeu a ida das oitavas de final para o AméricaMG por 2 x 0 – quarto resultado negativo seguido, em que sofreu oito gols e não marcou nenhum.

No Campeonato Brasileiro, a campanha conta com duas vitórias, um empate e três derrotas. O último clássico Grenal disputado em 2023 também foi ruim para o Colorado, que perdeu para o rival Grêmio por 2 x 1. Os gaúchos se reencontram no próximo domingo (21) pelo Brasileirão.

Mano Menezes, que recusou proposta para assumir o Corinthians em abril, balança no cargo, com parte da torcida fazendo pressão externa para sua saída. Nesse cenário, alguns torcedores pediram nas redes sociais a volta do ex-jogador e que já foi técnico do Colorado, Dunga.

Algumas reações na web destacaram sua liderança e a identificação com o clube gaúcho.

Dunga: conhece o clube; é colorado; conhece os jogadores; conhece a aldeia; – possui perfil de liderança; é respeitado pelos jogadores; tem pulso forte (exige desempenho); conhece como ninguém a abertura do meio campo. Talvez, aceite o trabalho até o final do ano“.

Dunga treinador, (Paulo) Paixão de preparador, Tinga (ex-jogador) diretor, Clemer (ex-goleiro) pra treinador de goleiro“.

Traria neste momento de transição o Dunga com o Tinga de supervisor técnico. Não sei se eles aceitariam pq pode mudar a direção e tem gente do outro lado q podem não aceitar eles para o ano q vem. (Hernán) Crespo (ex-técnico do São Paulo) também seria uma boa. No meu conceito deveríamos ter cabeça nova“.

Em uma enquete entre torcedores do Internacional, o nome de Dunga também foi “escolhido” por alguns fãs colorados, assim como seu auxiliar na Copa do Mundo de 2010, Jorginho.

Jorginho ou Dunga. Bora jogar com suor ao menos“.

Dunga treinou o Internacional em 2013 e conquistou o Campeonato Gaúcho daquele ano. Foram 54 partidas com o ídolo como técnico, em que venceu 26, empatou 19 e perdeu nove com 88 gols marcados e 53 sofridos. Ele foi demitido em outubro após acumular quatro revezes seguidos.

Como jogador, foi revelado pelo Internacional e defendeu a camisa vermelha do Sul em 55 partidas, onde conquistou dois Gaúchos e o extinto Torneio Heleno Nunes.

Dunga não treina uma equipe à beira do campo desde 2016, quando era treinador da Seleção Brasileira em sua segunda e fracassada passagem, sem títulos e demitido deixando o Brasil em sexto nas Eliminatórias SulAmericanas para a Copa do Mundo de 2018. O técnico havia caído queda nas quartas de final da Copa América de 2015 para o Peru.

O outro trabalho de técnico de Dunga foi entre 2007 e 2010, sua primeira experiência como técnico e na seleção pentacampeã do mundo. Apesar de conquistar a Copa América, em 2007, e a Copa das Confederações, em 2009, foi eliminado nas quartas da Copa do Mundo de 2010 para a Holanda.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.