Em meio a crise, torcida do Flamengo teme nova novela com Jorge Jesus

Técnico português balança no cargo na Arábia Saudita ao mesmo tempo que Sampaoli é pressionado no Flamengo

O Flamengo se vê em meio a uma nova crise com o técnico Jorge Sampaoli após perder a ida da final da Copa do Brasil. Enquanto isso, quem também balança em seu cargo é o português e ídolo rubro-negro Jorge Jesus, treinador do Al-Hilal, que avalia a demissão do comandante ex-Fla pelo mau desempenho recente. Para piorar o cenário de JJ, nesta quinta-feira (21), com Neymar entre os titulares, seu time apenas empatou com o modesto Damac pelo Campeonato Saudita. Apesar de uma parcela da torcida do clube carioca ver com bons olhos um retorno, uma parte parece impaciente com uma nova “novela”.

O canal de TV Sport Italia relatou que o clube saudita teria avisado Jorge Jesus que se o desempenho não melhorasse, poderia rescindir o contrato com o português. Esse fato reacendeu os boatos nas redes sociais sobre um possível retorno ao Fla, aguardado desde sua saída do Rio de Janeiro em 2020.

Os Rubro-Negros disseram já conhecer esse roteiro do clube carioca, bem repetido nos últimos anos: um técnico balança no cargo, é demitido e Jorge Jesus vira automaticamente a primeira opção – mesmo sem ter retornado até hoje.

Em abril desse ano aconteceu a mesma coisa. Após seu compatriota Vítor Pereira ser demitido, JJ voltou a pauta do Flamengo e esteve próximo de retornar, mas tinha contrato com o Fenerbahce, da Turquia, até o fim da temporada europeia, que acabaria a poucos meses dali. O acordo não foi para frente por esse entrave com o clube turco, onde ainda terminou campeão da copa nacional.

Veja algumas das reações dos flamenguistas, já sem paciência para novelas cheias de reviravoltas na contratação de um técnico e revoltados com a gestão da diretoria encabeçada pelo presidente Rodolfo Landim.

Al-Hilal de Jesus vinha em boa sequência até empate na Champions

Até 15 de agosto, quando Neymar estreou com a camisa do Al-Hilal, tudo era quase perfeito para equipe saudita. Nessa partida, o placar terminou 6 x 1, garantido naquele momento a liderança isolada do Saudita com 16 pontos.

Três dias depois da goleada, o time de JJ ficou apenas no empate em 1 x 1 com o Navbahor, do Uzbequistão. A igualdade no placar só foi conquistada nos acréscimos do jogo pela abertura da AFC Champions League. Justamente após essa partida que saiu a informação na TV italiana da insatisfação da direção saudita.

A irritação parece ter chegado aos torcedores do Al Hilal, visto que após o empate de hoje com o Damac, o técnico português foi vaiado pelos fãs presentes. Agora, sua equipe perdeu a liderança para o rival Al-Ittihad de Romarinho, Karim Benzema, dentre outros.

JJ teve ano mágico pelo Flamengo em 2019 e causa saudade

A fase supercampeã do Flamengo, campeão de praticamente tudo desde 2019, começou com o português no comando – por isso, ainda há tantos tocedores sonhando com o retorno. Assumindo no meio da temporada, Jorge Jesus fez um time extremamente ofensivo encantar e vencer o Brasileirão (com recorde de 90 pontos) e a Copa Libertadores.

No ano seguinte, um pouco abaixo do que foi visto antes, mas ainda muito campeã, a equipe conquistou a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. Em julho, o português trocou o Fla pelo Benfica e finalizou sua passagem com mais títulos (cinco) do que derrotas (quatro).

Desde o Flamengo, JJ não convenceu em nenhum clube, frustrando torcidas de Benfica e Fenerbahce. O clube carioca, apesar de conquistar de novo o Brasileirão e a Libertadores, além de uma Copa do Brasil, teve instabilidades com todos os técnicos seguintes.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.