É oficial! O Palmeiras entrou em crise em 2023. O Verdão foi derrotado em casa para o Atlético-MG pelo placar de 2 x 0, e viu suas chances de brigar pelo título do Brasileirão praticamente ruírem, tendo em vista os resultados desta rodada, principalmente a vitória do RB Bragantino diante do Santos, em plena Vila Belmiro pelo placar de 3 x 1.
Um dos jogadores mais criticados pela torcida do Palmeiras na noite desta quinta-feira foi o atacante Rony, que teve uma noite muito abaixo do esperado no Allianz Parque, e errou praticamente tudo o que tentou em campo, para desespero dos palmeirenses, que viram o Alviverde despencarem para a 5ª colocação na tabela de classificação.
Em contrapartida, Endrick mais uma vez foi o destaque do time de Abel Ferreira, a jovem promessa do time palmeirense foi o ponto fora da curva de uma equipe que mais uma vez parou em suas próprias limitações, e acabou sucumbindo diante de um organizado e forte Atlético-MG, que entrou de vez na briga pelo G4.
Enquanto esteve em campo, Endrick acertou 74% dos passes que tentou, teve êxito em dois dos quatro lançamentos longos que realizou, venceu cinco duelos pelo chão, deu um passe decisivo, e teve nota média final de 6,8 segundo o site de estatísticas esportivas Sofascore.
https://twitter.com/VULGAOTT/status/1715143741726502935
Comparação de Rony com Endrick geram críticas nas redes sociais
Inevitavelmente, a torcida do Palmeiras, que perdeu a paciência com Rony após mais um jogo abaixo da média, fez questão de dizer como o time se torna mais perigoso quando as jogadas ofensivas do time passam pelos pés de Endrick, chegando a afirmar que os dois atacantes jogam “esportes diferentes”, apesar de cumprirem funções similares em campo, e jogarem na mesma equipe.
Outra comparação feita entre os atacantes, é que Endrick é um jogador muito mais incisivo e direto em campo, buscando sempre o gol, e finalizar suas jogadas, enquanto Rony abusa das firulas e acaba forçando algumas faltas, o que na opinião da torcida, tira a vantagem do setor ofensivo Alviverde.
Tendo em vista o momento fraco do Palmeiras na temporada e a queda acentuada no rendimento do time, o técnico Abel Ferreira também foi muito criticado pelos torcedores, já que deixou Endrick fora do time titular durante boa parte da temporada, o que teria prejudicado a equipe em alguns jogos, nos quais a presença do jovem poderia ter feito a diferença.
Uma preocupação demonstrada pela fanática torcida do Palmeiras em relação ao momento iluminado de Endrick é que de longe, a joia Alviverde é o melhor jogador do time paulista, o que liga um sinal de alerta vermelho em relação à falta de reforços da equipe, o que foi imensamente cobrado pela alcunha palmeirense ao longo de 2023.
O que o Abel prejudicou o Palmeiras deixando o Endrick no banco o ano inteiro é brincadeira
— Matheus Wesley (@EmeWesley) October 19, 2023
Endrick com 17 anos é o melhor jogador de ataque do Palmeiras,MEU DEUS.
O pior é que ngm chega nem perto
— Daniel (@dcrffcb) October 19, 2023
Endrick é um tanque, sai ganhando de todo mundo no corpo, veloz, com drible, deixa tudo certo para o Rony só girar e fazer o gol. Aí a anta vai e não consegue nem dominar a bola.
— Lucas (@LucksSkywalker) October 20, 2023
Palmeiras perde mais uma e pode ficar fora do G4 na reta final do Brasileirão
A derrota do Verdão para o Atlético-MG foi a 4ª seguida do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Outrora considerado um forte candidato ao título da competição, ao lado do Botafogo, os últimos meses da equipe palmeirense foram terríveis, o que culminou com uma queda de rendimento absurda do time treinado por Abel Ferreira.
Constantes brigas entre torcedores e diretoria culminaram com um impacto negativo no rendimento dos atletas em campo. Como resultado, o Palmeiras foi eliminado na semifinal da Libertadores, o que afetou fortemente o psicológico do time, que não tem muito tempo para se recuperar, e precisa de uma solução rápida para se manter na zona de classificação à competição continental na próxima temporada.
Na 5ª colocação, com 44 pontos, caso o Palmeiras perca seu próximo jogo, poderá ficar fora do G6, o que seria catastrófico para as pretensões do clube, após conseguir se classificar para quatro semifinais seguidas do principal torneio de clubes da América do Sul