Renato Paiva não é mais o treinador do Bahia. O técnico português se demitiu do cargo na noite desta quarta-feira (6), em comunicado oficial publicado no site do clube, a diretoria do Tricolor agradeceu pelo serviço prestado, e parte em busca de um novo comandante para o restante da temporada.
Nas redes sociais, um dos assuntos mais comentados desta quarta é sobre quem irá substituir Paiva no comando do Bahia. Um dos nomes mais comentados pela torcida do Tricolor é de Maurício Barbieri, que fez história no comando do RB Bragantino, e teve passagem de pouco prestígio pelo Vasco da Gama.
No time Cruzmaltino, Maurício Barbieri treinou o time em 26 partidas, somando 9 vitórias, cinco empates e 12 derrotas. Após uma sequência de seis derrotas consecutivas no Brasileirão, a diretoria vascaína optou pela saída do comandante.
Nem mesmo a campanha ruim no time carioca desagradou à sugestão do nome para o torcedor do Bahia. Conforme comentado por alguns torcedores no Twitter, Barbieri é um treinador qualificado, acostumado a trabalhar em clubes grandes, com potencial para ajudar o Tricolor nesta parte final do Brasileirão.
Oxe! Então pegue a visão que esse aqui é massa!
Mauricio Barbieri viu!
É esse que eu pegaria, lá ele! pro meu tricolor, então venha!!!!Com esse treinador acostumado com clube empresa nosso Bahia City vai bater uma BABA!
No Vasco não foi bem, mas quem é que foi? Se ligue! https://t.co/hiEj0dN7I9 pic.twitter.com/hnFZMSq4Uz
— Madruga Tricolor de Aço (@madrugavascaino) September 7, 2023
Índice
Trajetória no RB Bragantino agrada os torcedores do Bahia
Entre setembro de 2020 e novembro de 2022, Maurício Barbieri teve um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Treinando o RB Bragantino, que havia acabado de subir para a Série A, após o acesso em 2019, o jovem técnico ajudou a formatar a identidade de jogo vitoriosa do time do interior paulista, e é utilizada até o momento por Pedro Caixinha.
Foram 160 jogos no comando do Massa Bruta, tendo como um dos mais impactantes resultados, o vice-campeonato da Copa Sul-Americana diante do Athletico Paranaense. Por conta deste emblemático desempenho, a torcida do Bahia se sentiu animada em acreditar na possibilidade do profissional assumir o time, e fazer o mesmo pelo Tricolor.
Concordo, levou o bragantino a uma final de sul-americana e foi injustiçado no Vasco
— tremdavasco (@tremdavasco777) September 7, 2023
sabe muito, o professor é bom dms. No Vasco deu errado por causa da pressão da torcida, se ficasse mais uns meses era ctz uma vaga na libertadores. Vai brilhar no Bahia
— Michael ◤✠◢ 🇨🇵 (@MKIZ4) September 7, 2023
Vascaínos elogiam e torcem por Babieri no Bahia
Maurício Barbieri foi demitido do Vasco da Gama após uma sequência de seis derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. O treinador enfrentou sérios problemas em relação ao elenco, e a falta de peças prometidas pela SAF no início da temporada.
Mesmo com o desempenho bem abaixo do esperado, a notícia sobre o jovem treinador ser um possível alvo do Bahia agradou os vascaínos, que, inclusive, torcem pelo sucesso do treinador no time baiano. Para muitos, o problema do mau desempenho do Vasco com Barbiéri foi consequência de um trabalho ruim de gestão nos bastidores do clube.
caralho cara, não precisava magoar assim… dito isso, CONCORDO! MAURICIO BARBIERI NO BAHEEA!!!
— ✠ (@eujhenyxs) September 7, 2023
Concordo, excelente treinador!
Variações táticas durante os jogos, leitura do que está acontecendo na partida para fazer modificações corretas. Coerente com suas escolhas. Não e teimoso. Sabe trabalhar com saf. Esse tem tudo para chegar a seleção em breve. Excelente escolhaBBMP— Diegoribeiro85 ◤✠◢ (@Diegoribeiro851) September 7, 2023
É admirável a devoção deste homem para resolver os problemas do nosso Vasco, lenda viva
— edu✠ (@inutiabismos) September 7, 2023
Qual será o próximo jogo do Bahia no Campeonato Brasileiro?
Vindo de um empate por 1 x 1 diante do Vasco, em casa, o Bahia volta aos gramados na próxima quinta-feira, 14 de setembro, para enfrentar o Coritiba, em duelo direto na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O jogo acontece no Estádio Couto Pereira, no Paraná, às 20h (horário de Brasília).
Se vencer, o Tricolor vai para 25 pontos, abrirá 11 de vantagem em relação ao rival, e poderá ultrapassar o Goiás, que joga fora de casa diante do Palmeiras na sexta-feira (15), às 21h30.
Próximos jogos do Bahia
Coritiba x Bahia, Brasileirão Série A, Curitiba-PR – 14 de setembro (quinta-feira), 19h (horário de Brasília);
Bahia x Santos, Brasileirão Série A, Salvador-BA – 18 de setembro (segunda-feira), 20h (horário de Brasília);
Flamengo x Bahia, Brasileirão Série A, Rio de Janeiro – RJ – 30 de setembro (sábado), horário a confirmar.