Na noite da última quarta-feira (3), o Internacional recebeu o Nacional, do Uruguai, no Gigante da Beira-Rio. O jogo acabou em 2 x 2 e foi válido pelo Grupo B da Copa Libertadores da América. Além disso, o duelo foi marcado não somente pela emoção dentro de campo, mas também pelo show que as duas torcidas deram nas arquibancadas. Os gols da partida foram marcados por Gabriel Mercado e Carlos de Pena, pelo Inter, já Diego Zabala e Fabián Noguera igualaram o marcador para os visitantes.
Entretanto, o confronto não foi marcado somente pela festa da torcida, tendo em conta os incidentes que aconteceram entre os torcedores brasileiros e uruguaios. Ainda no Estádio Beira-Rio, os torcedores do Nacional, que lotaram o setor visitante à beira do Guaíba, fizeram gestos imitando macacos para torcedores do Internacional. Além disso, cadeiras foram quebradas e arremessadas em direção aos torcedores do Inter que estavam abaixo do local destinado aos adeptos vindos do Uruguai. Ademais, fora do estádio, também há imagens de torcedores de fora com bananas, também fazendo menção aos torcedores brasileiros serem macacos.
As imagens dos incidentes da torcida do Nacional, do Uruguai, em Porto Alegre
https://twitter.com/O_Bairrista/status/1653943315086159873
https://twitter.com/futebol_info/status/1653942369794904064
Por outro lado, ainda antes da partida, também houve confusão fora do Estádio Beira-Rio. Isto porque, em contrapartida, alguns torcedores do Internacional agrediram um torcedor nas imediações do local do jogo. Um aspecto a destacar é a união entre as torcidas do Nacional e Grêmio, maior rival do Internacional. Ademais, o bom relacionamento entre os clubes tricolores é vista não somente nas arquibancadas, mas também entre as direções. Prova disso foi a recepção especial que a delegação uruguaia recebeu na vinda a Porto Alegre, além das recentes negociações de jogadores como Luís Suárez e Felipe Carballo. Assim, a relação entre os colorados e bolsos é considerada como de torcidas rivais, apesar de serem de países diferentes.
https://twitter.com/Gremistao1903/status/1653873589412675590
Por enquanto, a CONMEBOL, entidade máxima do futebol sul-americano e organizadora da Copa Libertadores da América, ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Entretanto, a entidade registrou no relatório disciplinar da partida, em que cinco torcedores colorados foram atingidos por objetos arremessados pela torcida do Nacional e atendidos no ambulatório do Beira-Rio, sendo liberados, sem gravidade, para casa. O clube uruguaio deve ser multado. O Inter irá buscar identificar os responsáveis para que as autoridades policiais tomem as providências, bem como acionar o Comitê Disciplinar para recuperar os danos causados.